CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

No programa Em Alta desta terça-feira (23), Guilherme Oliveira fala como as mudanças no comportamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao longo do tempo, deixam claro que a discrição e o respeito de outrora já não existem mais em comparação com a visibilidade e as controvérsias atuais. Agora, no "Período Alexandrino", vemos um tempo marcado por severas punições, por manifestações e críticas no qual a liberdade de expressão é constantemente ameaçada.

O comentário mostra a nostalgia de tempos passados, comparando-os com o presente e abordando a mudança na sociedade, a perda de simplicidade e liberdade, e a deterioração da credibilidade de instituições como o Supremo Tribunal Federal. Ainda, traz como exemplo uma mulher que foi presa nos atos de 8 de janeiro por escrever em uma estátua com batom.

Publicidade

"Popstars" supremos

É cada vez mais comum a presença de ministros do STF em quadros de entrevista Brasil afora. Mais que isso, as estrelas supremas têm se dedicado a comentar nas redes sociais sobre assuntos que deveriam ser exclusivamente citados nos autos.

Além disso, a atuação político-partidária da maioria do Tribunal tem, constantemente, causado revolta da população e de integrantes do Poder Legislativo. No entanto, os diversos pedidos de impeachment contra ministros não saem do papel e nem sequer chegam aos olhos do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Sendo uma das principais pautas da direita no parlamento e do povo nas ruas, uma reconstrução moral do STF parece cada vez mais distante. Talvez, tão distante quanto o tempo em que o Supremo era, de fato, respeitado.

Assista ao Em Alta todas as terças, quintas e domingos

O programa Em Alta promove uma análise política ácida, sem medo e cheia de boas sacadas, pautada por um tema pertinente da semana. Com comentários de Paulo Polzonoff Jr. e Adrilles Jorge, o programa vai ao ar todas as terças e quintas às 10h (com Polzonoff) e aos domingos às 18h (com Adrilles), no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Acesse a Gazeta do Povo e fique por dentro dos temas abordados:
Moraes ignora pedidos de progressão de pena de Daniel Silveira
Caso Mantovani mostra poder do STF para perseguir opositores

Publicidade