Sem-teto deitado ao lado de seus pertences em uma rua no bairro Tenderloin em San Francisco, Califórnia, em 2020| Foto: EFE/Marc Arcas
Ouça este conteúdo

Traficantes de drogas hondurenhos transformaram San Francisco em um centro de negócios devido às leis de santuário da cidade para imigração ilegal progressiva, alimentando a epidemia de fentanil do país e a visível decadência de uma importante cidade americana.

CARREGANDO :)

A abordagem acomodativa de San Francisco em relação à imigração ilegal torna a cidade atrativa para a venda de drogas, afirmaram traficantes hondurenhos ao San Francisco Chronicle como parte de uma investigação aprofundada sobre como os nacionais hondurenhos passaram a desempenhar um papel dominante na crise de drogas da cidade.

De acordo com a lei atual de San Francisco, alterada pela última vez em julho de 2016, os funcionários da cidade são proibidos de utilizar recursos municipais para cooperar com qualquer investigação, detenção ou prisão da Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla em inglês) relacionada a um caso de imigração ilegal. A lei também proíbe a ICE de colocar detentos locais em espera para que sejam deportados após sua libertação da prisão, observou a publicação.

Publicidade

Um traficante hondurenho disse ao Chronicle que San Francisco é um ponto-chave para o tráfico de drogas porque os imigrantes ilegais que são capturados têm menos chances de serem deportados.

"A razão é porque, em San Francisco, é como se você estivesse em Honduras", disse outro traficante. "A lei, porque eles não deportam, é o problema... Muitos procuram San Francisco porque é uma cidade santuário. Você vai para a prisão e sai".

As prisões por drogas em San Francisco diminuíram significativamente nos últimos anos. Apenas 734 foram feitas em 2021, seguidas por 929 em 2022. Em 2015, foram feitas 1.273 prisões, de acordo com dados obtidos pelo Chronicle. Isso ocorre apesar do aumento das vendas de fentanil durante a pandemia, afirmou a publicação. Traficantes hondurenhos também começaram a controlar os mercados de drogas ao ar livre nos bairros Tenderloin e South of Market durante a crise da Covid.

O tráfico de drogas, que passa pelo México após ser produzido com ingredientes da China, enriqueceu muitos traficantes, fazendo com que os mais bem-sucedidos ganhem até US$ 350.000 por ano, de acordo com o Chronicle. Em muitos casos, suas fortunas foram direcionadas para novas mansões no Valle de Siria, uma região ao norte da capital de Honduras. As fachadas de algumas das casas, como os portões de entrada e paredes, prestam homenagem à cidade que deu aos traficantes sua grande oportunidade, com logotipos dos San Francisco 49ers e Giants adornando-os.

O impacto humano do tráfico de drogas da América Central tem sido monumental, com 2.200 mortes em San Francisco devido a overdoses de fentanil desde 2020. Alguns defensores públicos que representam imigrantes ilegais hondurenhos enfrentando acusações de drogas argumentaram que eles são vítimas de tráfico em vez de infratores. Promotores progressistas justificaram seu tratamento indulgente de traficantes estrangeiros argumentando que muitos deles são forçados a entrar no comércio por gangues.

Publicidade

Por exemplo, alguns traficantes devem dinheiro a "coiotes", que contrabandeiam imigrantes ilegais pela fronteira. Sem uma fonte de renda, suas famílias podem correr perigo de retaliação por parte de seus credores, observou o Chronicle. No entanto, dos 25 traficantes entrevistados pela publicação, apenas três disseram que foram forçados a entrar no comércio.

Em fevereiro, um membro do Conselho de Supervisores de San Francisco anunciou uma proposta para alterar o status de santuário da cidade em meio ao número astronômico de mortes por fentanil.

"É hora de retirar a proteção de santuário de imigrantes indocumentados traficando fentanil em nossas ruas", disse o Supervisor Matt Dorsey. Ele propôs uma legislação para modificar as políticas da cidade para negar "santuário" a imigrantes ilegais que foram anteriormente condenados por um crime de tráfico de fentanil nos últimos sete anos e foram presos novamente por outro crime de tráfico de fentanil ou crime violento, informou a KRON4 News.

"Com apenas dois miligramas de fentanil estimados como uma overdose letal para a maioria das pessoas, a quantidade de fentanil apreendida pela polícia de San Francisco de traficantes de drogas de rua em 2022 representa o suficiente para matar todos os adultos na Califórnia", afirmou o escritório de Dorsey em um comunicado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

© 2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês: Honduran Drug Dealers Say They’ve Flocked to San Francisco Because of Sanctuary Laws