Victor Mozqueda, sem dúvida, sabia que os riscos eram altos, mas para ele não havia dúvidas sobre o que tinha de fazer.
Uma criança de cinco anos de idade havia escorregado e caído em um rio no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia, e não havia tempo a perder. Então, sem hesitar, Mozqueda mergulhou na água para salvá-lo, disseram parentes à KABC, afiliada da rede de tevê ABC.
Mozqueda não sabia nadar.
Ivan Gonzalez, o cunhado de 22 anos, disse à emissora que a Mozqueda foi "arrastado para as correntes mais fortes imediatamente".
"Ele foi para baixo por dois ou três segundos com a criança, nunca a soltou, e a última coisa que fez foi jogá-la no meu irmão para que ele a retirasse", disse ele à emissora. "Meu irmão mal a agarrou e a jogou para sua esposa, e Victor foi para baixo, e eles não puderam agarrá-lo."
Nossas convicções: Ética e a vocação para a excelência
Mozqueda afogou-se durante o resgate no sábado no rio Kaweah. A criança, Vincent Gonzalez, está se recuperando agora, disseram parentes.
O incidente ocorre apenas algumas semanas depois que outro homem, de Los Angeles, morreu nas corredeiras, de acordo com o Serviço Nacional de Parques.
"Os rios que percorrem o sopé dos Parques Nacionais da Sequoia e o Kings Canyon são alimentados pela neve derretida e são muito mais rápidos do que o esperado", disseram autoridades do Serviço Nacional de Parques em um comunicado no início deste mês. "Entrar em um desses rios não é apenas perigoso para o público, mas também para os socorristas."
Heroísmo
Após a morte de Mozqueda, parentes descreveram como uma viagem em família ao parque no último fim de semana se transformou em uma tragédia indescritível.
Os membros da família de Mozqueda escreveram em uma página do GoFundMe na semana passada que o homem de 22 anos de Santa Clarita foi a primeira pessoa a pular na água para tentar salvar o menino de 5 anos de idade.
"Os pais de Vincent também pularam na água, mas não conseguiram alcançá-lo, pois as correntes eram muito fortes", dizia o texto. "Três pescadores também tentaram ajudar, mas não conseguiram alcançá-lo."
Parentes disseram que de alguma forma a Mozqueda "nunca o soltou, mesmo quando eles foram para baixo da [corrente] algumas vezes. O último esforço que ele fez foi jogar Vincent para fora, para que seu pai pudesse agarrá-lo.
"Não temos ideia de como ele conseguiu não deixar Vincent escapar para salvar sua própria vida. Ele o empurrou para fora antes que a corrente o levasse."
A mãe da criança disse à ABC News que seu pai, com a ajuda de um pescador próximo, realizou os procedimentos de primeiros socorros nele. Ele foi então transportado por via aérea para um hospital próximo, disse a polícia à rede.
Isso aconteceu horas antes que as autoridades pudessem recuperar o corpo de Mozqueda.
"Ele é o Anjo de Vincent e um herói para todos nós para sempre", escreveram parentes na página do GoFundMe, que mostra a criança pequena sorrindo em um playground, ainda usando seu uniforme hospitalar.
"Nós seremos sempre gratos por sua coragem, bravura e ato desinteressado. Nós sempre sentiremos a sua falta, Victor, e você viverá para sempre em nossos corações."