Javier Milei e Elon Musk realizaram uma segunda reunião, em menos de um mês, para discutir sobre futuros investimentos na Argentina. O encontro ocorreu no dia 6 de maio, durante a cúpula global de investidores organizada pelo Instituto Milken, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na qual o presidente argentino foi convidado para palestrar perante 4.500 participantes.
Na presença de grandes empresários mundiais em tecnologia e finanças, Milei afirmou que, depois de décadas de estagnação, “a Argentina tem tudo para empreender um processo de convergência económica que nos coloque no mesmo nível das grandes potências mundiais” e convidou aos empresários “a apostar na Argentina” para fazer dela “uma terra de oportunidades para todos aqueles que desejam habitar o nosso solo”.
O chefe de Estado foi acompanhado pela Secretária Geral da Presidência, Karina Milei; o Chefe da Casa Civil, Nicolás Posse; o Ministro da Economia, Luis Caputo, e o embaixador da Argentina nos Estados Unidos, Gerardo Werthein.
Após a reunião com o dono da Tesla, Musk postou no X uma foto com o líder libertário e escreveu: “Ótima reunião com o presidente Milei”. Esse mesmo tuíte foi republicado poucos minutos depois pelo próprio empresário sul-africano com a legenda: “Recomendo investir na Argentina”.
O encontro durou cerca de uma hora e apesar do seu conteúdo não ter sido revelado, se sabe que Milei havia definido um roteiro sobre possíveis investimentos em tecnologia e mineração para apresentar a Musk. Além disso, o presidente pretendia discutir o impacto diário da inteligência artificial e a sua aplicação no desenvolvimento econômico.
Em seu discurso na cúpula global, Milei dedicou palavras de elogio ao fundador da Space X. “Colocamos homens na Lua e agora estamos olhando para Marte. E conseguimos isso graças à ambição, à criatividade e ao otimismo de homens como você, que se associaram em busca da própria felicidade. (…) Somos uma espécie de exploradores, criadores e inventores. Não de burocratas. E é o empreendedor-aventureiro, e não o burocrata administrativo, o tipo de homem que encarna no presente esta qualidade intemporal do espírito humano. Por esta razão, não quero deixar de celebrar o esforço do meu amigo Elon Musk para pôr os pés em Marte”, disse.
Esta última reunião ratifica o vínculo e os interesses de ambos que defendem a importância do livre mercado, a eliminação de obstáculos burocráticos, o desenvolvimento da tecnologia e a luta pela liberdade.
O primeiro encontro
No dia 12 de abril, o chefe de Estado argentino e o proprietário do X se encontraram pessoalmente pela primeira vez na fábrica da Tesla em Austin, no Texas, em uma reunião que durou cerca de uma hora e meia.
“A química que existiu no encontro é muito difícil de descrever, foi como se duas almas gêmeas tivessem se unido, concordaram em todos os pontos que tocaram, mas cada um acrescentou sua perspectiva que os torna pessoas diferentes, cada um na sua categoria", disse o embaixador da Argentina nos Estados Unidos, Gerardo Werthein, ao Clarín.
Milei e Musk conversaram sobre a necessidade de liberdade nos mercados para o progresso dos países. O empresário enfatizou como os obstáculos burocráticos desencorajam o investimento, citando como exemplo porque decidiu instalar a sua fábrica em Austin e não na Califórnia e falou da necessidade de aumentar a taxa de natalidade mundial, destacando que a falta de crescimento populacional pode ser terminal para a civilização.
O economista e o CEO da Tesla concordaram na importância do desenvolvimento tecnológico para o progresso da humanidade e na necessidade de estabelecer regras de jogo claras e estáveis para poder trazer empresas que promovam este desenvolvimento.
Ambos discutiram sobre a importância dos investimentos em lítio, mas gerando valor agregado, e concordaram em continuar trabalhando juntos nesta linha para buscar novas oportunidades como baterias e outros possíveis desenvolvimentos.
Milei também ofereceu ajuda a Musk em relação aos seus funcionários no Brasil no conflito com o ministro Alexandre de Moraes. O empresário, por sua vez, destacou o seu compromisso com “as ideias de liberdade”.
O passado entre ambos
Embora não se conhecessem pessoalmente, Musk e Milei tiveram vários gestos de simpatia mútua nos últimos meses. No período que antecedeu as eleições gerais de 22 de outubro, o proprietário do X descreveu a coalizão de Milei “La Libertad Avanza” como “uma grande mudança”. Como resposta, o então deputado libertário o convidou formalmente para ir ao país. “Você está convidado a retornar à Argentina no próximo ano se vencermos”, escreveu.
Após o resultado eleitoral, o sul-africano telefonou ao presidente eleito para o parabenizar pela vitória e lhe disse que queria visitar a Argentina e investir no país.
Mais tarde, em janeiro, Musk elogiou o discurso de Milei no Fórum Econômico de Davos, onde defendeu o capitalismo e alertou que “o Ocidente está em perigo”.
Em fevereiro, a Starlink, uma de suas empresas, foi autorizada pelo Milei a fornecer seus serviços de internet. Como gesto, a empresa doou 33 equipamentos para apoiar o atendimento nas escolas rurais.
Agora, Musk mostra um grande interesse no lítio da Argentina, onde está localizada uma das maiores reservas mundiais desse mineral fundamental para a fabricação de baterias e o governo procura um potencial investimento que implique também alguma instalação que inclua a produção com mão-de-obra nacional.
Também há possibilidade da abertura de uma fábrica da Tesla no país, de onde a empresa poderá exportar seus produtos para a região.