Em entrevista à BBC Brasil publicada nesta segunda-feira (24), o publicitário Washington Olivetto criticou o chamado "politicamente correto" e disse que a maior parte das causas sociais tem "um componente de oportunismo". Olivetto também chamaou o empoderamento feminino de "clichê constrangedor" e comparar mulheres a Porsches.
O publicitário de 65 anos é presidente da agência W/McCann e vencedor de mais de 50 Leões de Cannes, principal prêmio da área. Foi responsável pela criação de ícones da propaganda, como o garoto Bombril e a campanha "Valisère Primeiro Sutiã".
Para Olivetto, o empoderamento feminino já existia nesses anúncios. Hoje, contudo, o conceito se tornou mais um clichê, como "pensar fora da caixa" -todos "primos-irmãos" de "um baixo nível intelectual".
"O empoderamento feminino está participando de qualquer reunião. Empoderamento feminino se pratica, não se prega", afirmou.
O publicitário defendeu um meio-termo entre o politicamente correto e o incorreto, que seria o "politicamente saudável": ideias irreverentes e com senso de humor, mas que respeitem a inteligência das pessoas.
Olivetto cita então como exemplo de "vida inteligente" uma história "aparentemente machista" que preparou para uma palestra, mas que agradaria a homens e não desagradaria a mulheres.
A ideia é explicar "por que Porsche é melhor do que mulher, que, diga-se de passagem, é excelente".
A superioridade do carro seria "comprovada" pelo fato de o homem poder ter mais de um Porsche, mas não mais de uma mulher; poder vender o carro e receber em troca dinheiro caso não o queira mais, mas perder dinheiro se não quiser mais a mulher; todos os homens que têm Porsche têm mulheres, mas o contrário não é verdadeiro.
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