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Eu nunca tinha visto discriminação antissemita até esta semana
| Foto: Pixabay

Eu nunca tinha visto discriminação antissemita, então não sabia ao certo o que se passava na cabeça de quem o praticava. Descobri que a base do preconceito antissemita é, assim como o preconceito contra a cor e a origem regional, redutível ao preconceito financeiro. A diferença é que a gente de pele escura ou de sotaque nordestino passa por pobre, enquanto que o judeu identificável (de solidéu na cabeça) passa por rico. Ambos podem ser destratados, ao contrário do que reza o senso comum dos marxistas. Mas a quem considera a natureza humana, que inclui a inveja, não há de se boquiabrir com discriminação contra supostos ricos.

Vou contar o causo. Aconteceu numa pequena agência franqueada dos Correios, que antes da pandemia era sossegada, e depois da pandemia se tornou bem movimentada por mais de uma razão: primeiro, as agências estatais já vinham fechando antes mesmo da pandemia; segundo, muitas agências das redondezas fecharam durante a pandemia; terceiro, as pessoas têm comprado mais coisas online.

Mudança na clientela

Na agência, há cada vez mais caixas de loja de roupas. O peão que as carregava dizia que o povo tá é doido comprando roupa na internet. Mesmo que as compras sejam feitas por sites com serviço de entrega próprio, as devoluções são feitas pelos Correios através de etiquetas pré-pagas. A atendente já tornou protocolar perguntar ao cliente novato se ele tem a etiqueta. Quando o cliente fica confuso, é porque não tem etiqueta nenhuma, e quer só enviar o pacote.

Ou seja: com a pandemia, a clientela da agência mudou. Antes havia os velhinhos enviando cartas com bombons para os amigos (carta com bombom é pesada como bombom, não como impresso, diz a atendente), e havia os gringos desorientados querendo enviar postais e cartas para seus países natais (a atendente mandava botar tudo como carta simples), sem saber falar português direito. Agora há a loja de roupas, os mototaxistas, os clientes do Mercado Livre, os peões querendo mandar coisa pro interior sem saber o que são remetente e destinatário, além de um gringo desorientado ou outro. Os velhinhos se escassearam com medo. Não têm aparecido mais para enviar mimos nem bater papo com a atendente.

Assim, não é de admirar que o clima da agência tenha mudado. Antes da pandemia, eu via dona com quilos de paciência atrasar a fila para convencer um nonagenário (que queria enviar suas aquarelas para o primo da aldeia galega onde as casas não têm número) de que ele não poderia colocar no envelope, junto com o destinatário, um bilhete malcriado para os funcionários da central dos Correios lerem. Mas durante a pandemia o pessoal da agência foi humano e prestativo com esses fregueses novos, os peões semiletrados.

Dia atípico

Vou eu à agência e fico contente ao ver que dessa vez quase não há fila. Lá dentro, há somente o número máximo de clientes permitido pela prefeitura, ou seja, dois, para dois balcões. Um dos clientes era um judeu religioso: quipá na cabeça, barbona, camisa de botão branca, calça preta de tecido, fiozinhos brancos saindo de baixo da blusa e pendendo sobre a calça. Penso que a atendente nunca viu uma figura assim na vida. Eu nunca vi em Salvador, e só conheço a vestimenta porque um dos meus irmãos, carioca, se vestia assim. (Eu não sou judia, e ele é meu irmão por parte de pai. Filhos de judias nascem judeus, sejam as judias praticantes ou não. Daí os filhos de uma judia não praticante poderem ser religiosos. Parece que uma sinagoga carioca esteve com essa tendência de atrair jovens com perfil não religioso e transformá-los em religiosos. Assim como padres e pastores variam conforme as igrejas, também os rabinos variam conforme as sinagogas.) Quando vi o cliente de costas, então, simpatizei. O outro cliente saiu e eu entrei.

Nem bem eu entrei, e a dona da agência, que estava no balcão, saiu. Ficamos na sala eu, a atendente e o judeu, que, meio atrapalhado com o português, queria saber se o pacote que ele esperava estava ali. A atendente explicava que era pra esperar o pacote chegar na casa dele, ele dizia que estava com quinze dias de atraso, que foi à agência principal procurar, mas estava fechada. Puxou o celular do bolso e mostrou um print que mandaram pra ele com o itinerário do pacote. O print era velho. Sei que, se tem o itinerário, tem o código de rastreio. Eu sabia que ele não ia conseguir nada ali, uma mera agência franqueada, então puxei o meu celular do bolso e mostrei o aplicativo dos Correios. Disse que, como ele tinha o código, poderia ver no aplicativo ou no site, e perguntei se ele queria que eu visse. Ditou as letras e números, apareceu o trajeto do bendito pacote. O trajeto pareceu esclarecedor para ele. Ele agradeceu, falou a mesma frase riponga que meu irmão fala (deve ser uma tradução de shalom) e foi embora. Pelo sotaque, acho que era israelense.

Aparece enfim a dona da agência, e me explica que eu não deveria ter feito aquilo. Que o povo é folgado, que atrasa as filas só para olhar o código de rastreio que pode ser visto na internet. Eu concordaria, se houvesse filas, e se não fosse um gringo desorientado. Ressaltei isso em vão. Para ela, aquele era um judeu, judeus têm dinheiro e condições, logo, têm dinheiro e condições de olhar as coisas na internet, logo, aquele era um folgado.

É claro que aquilo não faz sentido. Os gringos não são pobres e são bem tratados. O judeu não era folgado, pois foi até à agência principal, que fica longe, atrás do pacote. Estava desorientado, como frequentemente acontece com estrangeiros. Se aquilo não era discriminação antissemita, não sei o que era.

Cuidado com a compaixão

Saí pensando que essa situação toda de “não vou atendê-lo por causa de tal característica étnica” aparece na opinião pública como sendo a causa da miséria e destruição de negros, e só de negros. Mas ali não só não era um negro, como era de um grupo ao mesmo tempo mais maltratado e mais bem sucedido. Dizem que, se um negro for discriminado, ele irá virar abóbora até que apareçam burocratas, ongueiros e CEOs iluminados para empoderá-lo. Mas se os judeus enfrentaram o antissemitismo que culminou no Holocausto e não ficaram fadados ao fracasso, por que deveríamos achar que os negros, as mulheres e os gays estão? Presume-se que estes sejam inferiores?

Voltemos à dona da agência. Ela é gentil com os velhinhos e com os peões. Velhinhos são frágeis, e os peões não têm dinheiro. É razoável dizer que ela se move por compaixão ao ajudá-los. Mas o judeu era alvo de um antônimo de compaixão; merecia ser sabotado por ter dinheiro. É razoável dizer que exista inveja aí. E olhar em retrospecto para compaixão para concluir que ali, talvez, haja uma boa dose de vaidade. Afinal, se a grama verde do judeu a faz se sentir mal, a grama seca e esturricada dos peões deve fazer com que se sinta bem.

Voltemos à dona da agência. Ela é gentil com os velhinhos e com os peões. Velhinhos são frágeis, e os peões muitas vezes podem ser descritos como pretos pobres. É razoável...

Nunca me aconteceu de estar numa situação semelhante, e alguém dizer “não ajude esse preto pobre”. Não quer dizer que ninguém espezinhe negros, quer dizer apenas que ninguém espera ser socialmente aceito dizendo que fez isto. A nossa moralidade permite que se fale mal do “judeu rico”. Já a expressão “preto pobre” aparece sempre como alvo de compaixão ou condescendência.

E os nossos burocratas, CEOs e ongueiros? Agirão por benignidade, ou por se comprazerem com a tutela sobre os inferiores? Para responder, basta olhar para como tratam aqueles cujo gramado é verde.

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