Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro condenado pela Lava Jato, será homenageado no Carnaval de 2024 pela escola de samba carioca União Cruzmaltina. Ligada à torcida do time do Vasco da Gama, a agremiação postou nesta quinta-feira (20) em suas redes sociais um vídeo de lançamento do próximo enredo, com imagens que mostram realizações de Cabral durante sua gestão no estado – entre elas a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e a revitalização do Teleférico do Complexo do Alemão.
Preso em 2016, por liderar uma organização criminosa que fraudava licitações e cobrava propina de empreiteiras, Cabral foi libertado em dezembro do ano passado para cumprir pena em regime domiciliar. Desde então, tem usado com frequência o Instagram para divulgar as ações de seus dois mandatos no governo fluminense, comentar assuntos do cotidiano carioca e mostrar seus passeios pela cidade. Também estreou, no início deste mês, uma coluna de opinião no jornal ‘Correio da Manhã’.
A notícia desta quinta causou revolta nas redes sociais, mas o presidente da União Cruzmaltina, Rodrigo Brandão, garante que a agremiação (integrante da Série Prata, uma das divisões de acesso ao Grupo Especial) não vai recuar da escolha do homenageado. “Tenho 950 componentes na escola, estamos muito bem alinhados sobre o projeto. Venho recebendo apoio de todas as esferas do Carnaval”, disse ao jornal ‘Extra’.
Também procurado pelo jornal ‘O Globo’, Brandão reafirmou sua posição: “Quem acha que estamos brincando se enganou. A escola admira a história de Sérgio Cabral e saíra em defesa dele”.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias