O Facebook compartilha dados de usuários com ao menos quatro empresas de eletrônicos chinesas, uma das quais, a Huawei, considerada pela inteligência americana ameaça à segurança nacional, informou a rede social nesta terça (5).
Os acordos, que existem ao menos desde 2010 e ainda estão em vigor, incluem a Lenovo, a Oppo e a TCL.
Leia mais: Vazamento de dados do Facebook atingiu mais de 400 mil brasileiros
A rede social disse que vai romper o contrato com a Huawei, gigante dos equipamentos de comunicações, até o fim da semana.
No domingo (3), reportagem do New York Times revelara que o Facebook compartilhava informações com gigantes da tecnologia como Apple, Amazon e Samsung.
Leia mais: Está na hora de derrubar a maior ditadura do mundo: o Facebook
O Facebook permitiu que os fabricantes de aparelhos tivessem acesso a dados sobre os amigos de seus usuários sem o consentimento explícito destes, mesmo depois de ter declarado que essas informações não seriam mais compartilhadas com terceiros.
Alguns fabricantes de aparelhos obtiveram o direito de obter informações pessoais mesmo sobre os amigos de usuários que acreditavam ter bloqueado qualquer compartilhamento, constatou o The New York Times.
O Facebook rejeitou as alegações do jornal e disse que tais informações são rigidamente controladas e amplamente sujeitas a consentimento dos usuários.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Eutanásia para pessoas com deficiência e demência, no Canadá há pressa para matar