Após a descoberta, na semana passada, de que vídeos apagados pelos usuários eram mantidos pelo Facebook, a rede social culpou um "bug" por este problema. Um artigo publicado pela revista New York denunciou que a rede social mantinha salvos vídeos gravados e não publicados pelos usuários, o que gerou protestos e controvérsia.
A descoberta desse arquivamento silencioso foi feita através do uso da ferramenta Download Your Information, que permite ao usuário baixar os dados mantidos pelo Facebook de uma só vez. Todo o material audiovisual gravado dentro da plataforma e descartado era mantido salvo inapropriadamente.
Em pronunciamento oficial, o Facebook disse que "um bug", ou seja, um erro no código, arquivava estes vídeos.
"Descobrimos um bug que impedia que rascunhos de vídeos fossem deletados. Estamos apagando e pedimos desculpas pelo inconveniente", dizia a nota, que agradecia a reportagem da New York Magazine.
O problema segue uma série de inconvenientes e polêmicas enfrentados pela rede social recentemente. O Facebook ainda não se recuperou da descoberta de que a empresa Cambridge Analytica, ligada ao governo Trump, utilizou dados de cerca de 50 milhões de usuários sem consentimento.
Entenda: Como a Cambridge Analytica usou as ‘curtidas’ no Facebook para conhecer a mente dos eleitores