• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A partir desta segunda-feira (9), o Facebook começa a mostrar quais foram os usuários que tiveram seus dados compartilhados para a empresa Cambridge Analytica. Estima-se que, no total, mais de 87 milhões de usuários tenham sido afetados, a maioria deles nos Estados Unidos. O Brasil é o oitavo país com maior número de usuários afetados, cerca de 443 mil.

Leia também: Como a Cambridge Analytica usou as ‘curtidas’ no Facebook para conhecer a mente dos eleitores

Todos os usuários, independentemente de terem tido seus dados compartilhados ou não, verão uma barra informativa no topo do feed de notícias. A diferença está no conteúdo dela: os que tiveram seus dados vazados verão, no bloco, um texto explicando a polêmica de dados e a opção para acessar a página “veja como você é afetado”; para os que não afetados, o Facebook dá a opção de ver quais sites e aplicativos têm acesso aos dados do perfil para que eles maior controle sobre suas informações.

Confira na imagem abaixo como os avisos vão aparecer para os usuários não afetados e os afetados, respectivamente na barra da esquerda e da direita, segundo o Facebook:

Reprodução/Facebook

Aos usuários afetados pelo vazamento, o Facebook ainda explica como suas informações chegaram até a base de dados da Cambridge Analytica, empresa de big data ligada à campanha presidencial de Donald Trump: por meio do aplicativo “This is your digital life”.

Leia também: 6 questões para entender o “vazamento” de dados do Facebook

Os avisos chegarão aos usuários de forma gradual – portanto, alguns podem não ver as informações em seu feed imediatamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]