Ouça este conteúdo
“Veja, se esta política não tivesse sido interrompida a partir do golpe contra a presidenta Dilma e o governo tenebroso do Temer e do Bolsonaro, o salário mínimo hoje estaria valendo R$ 1.396” – Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, espalhando fake news. Mais uma vez: se foi golpe, o que o partido “golpista” está fazendo ocupando pastas deste governo, vítima do suposto golpe?
“Alguém tem que falar para o Putin: ‘Cara, para essa guerra’, ou ‘Zelensky, para essa guerra’” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente e descobridor da roda diplomática. São tempos de circo eficiente: o anão diplomático também atua como palhaço.
“Nosso ‘Bozo’ que foi se esconder nos Estados Unidos com medo de me passar a ‘posse’, não teve coragem de me encarar de frente e passar a ‘posse’ para o presidente como uma pessoa normal faz. Foi se esconder e quem colocou a faixa no meu pescoço foi uma companheira negra, catadora de papel reciclável” – Lula, mostrando mais uma vez que seu terceiro governo vem para a paz e a união.
“O Judiciário é ativista por que quer ou porque é convidado a tanto? Mais do que convidado, convocado. Convocado por quem? Pela sociedade” – Flávio Dino, Ministro da Justiça. Ué, mas o Barroso nos prometeu que não tem ativismo judicial nenhum no Brasil. Alguém está mentindo.
“É justo e humano abater OVNIS simplesmente porque não os conhecemos? Poderiam estar pilotados por seres inteligentes, buscando contacto conosco” – Leonardo Boff, teólogo petista. Há vida inteligente na Teologia da Libertação?
“Beethoven é o primeiro animal não humano no país a ser nomeado em uma Comissão da OAB” – Comissão de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais, que nomeou um shi-tzu vítima da negligência de um pet shop como diretor fiscal de combate aos maus-tratos. Coitadinho do bicho: além de ter sofrido maus tratos, agora vai ter que trabalhar com advogados.
“É um jantar por adesão, dentro da nossa política de arrecadar fundos para que o partido seja autossustentável financeiramente” – Gleide Andrade, secretária nacional de finanças e planejamento do PT, sobre um jantar de aniversário do partido com ingressos com custo de até R$ 20 mil. Partido dos Trabalhadores?
“Não tem demanda no BNDES para exportar serviço. Então, essa é uma discussão completamente secundária, ideologizada, descabida e irrelevante para os desafios que o país tem e para as prioridades do BNDES” – Aloizio Mercadante, novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, respondendo sobre possibilidade do governo Lula voltar a financiar a Venezuela.
“Piada sobre silêncio de Olavo completa um ano sem perder a graça” – Sensacionalista, um site supostamente humorístico, tentando fazer graça em cima da morte de Olavo de Carvalho, que completou um ano no dia 24 de janeiro. Já o humor do Sensacionalista morreu há muito mais tempo que isso.
“Você não via criança no sinal de trânsito” – Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, a respeito do governo Lula de 2003 a 2010. Haddad, curiosamente, não colocou o governo Dilma (2010-2016) na conta.
“Não há qualquer dúvida de que Jair Messias Bolsonaro estimula os atos golpistas, dando declarações de que não seria possível aceitar os resultados da eleição” – PSOL, partido socialista-identitário, em pedido de prisão contra o ex-presidente, em 2023.
“Não à fraude eleitoral de Bolsonaro” – PSOL, alegando que eleição do mesmo ex-presidente foi fraudulenta, em 2018.
“Vacinas só funcionam quando você e todos com quem você tem contato estão vacinados” – Leandro Tessler, físico e um dos “divulgadores de ciência”, grupo que passou de amado a repugnante durante a pandemia, afirmando mais uma inverdade científica.
“Estou parando de usar ouro a partir de hoje!” – Débora Falabella, sinalizando virtudes contra o garimpo da Amazônia. O garimpo é mesmo horrendo, mas ela vai largar o smartphone? Porque o ouro é usado em smartphones. Talvez, em homenagem aos índios, ela vai adotar o sinal de fumaça para transmitir suas mensagens ambientalistas inanes.
Cantinho do Terraplanismo Econômico contra o Banco Central
“Os economistas signatários deste manifesto declaram publicamente o apoio a uma política que seja capaz de reduzir substancialmente a taxa de juros, propiciando as condições para a retomada do desenvolvimento com estabilidade sustentável” – João Furtado, no texto de um abaixo-assinado de economistas heterodoxos que apoiam Lula na ideia de interferir na taxa de juros. O primeiro sinal de picaretagem de um economista é quando ele promete que dá para ter tudo: juros baixos, inflação baixa, tudo isso com sustentabilidade ambiental. Soa lindo.
“O Lula é da classe trabalhadora, e foi eleito para defender os interesses da classe trabalhadora. E o cara do Banco Central foi indicado pela extrema-direita para defender os interesses do Itaú” – João Pedro Stedile, dirigente nacional do Movimento dos Sem-Terra, esquecendo que a segunda maior doadora individual da campanha presidencial de Lula foi uma herdeira do... Itaú.
“O investidor é muito apressado, afoito. Acho que a gente tem que ter mais boa vontade com o governo, 45 dias é pouco tempo. O ministro Haddad tem tido uma boa vontade enorme” – Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, tentando manter o emprego.
“Banco Central independente é propaganda neoliberal”
- Luiz Carlos Bresser-Pereira, o gênio da Economia que durante o governo Sarney congelou os preços para combater a inflação.
Cantinho Supremo
“A democracia está em crise, todos dizem isso. Mas o que está em crise, na verdade, é a democracia representativa, liberal burguesa” – Ricardo Lewandowski, ministro do STF, em participação antiética em evento do MST. Crise é ter um STF com figuras que usam vocabulário marxista.
“Nós tivemos uma decisão com risco sistêmico absurdo, porque foi uma decisão genérica, que se aplica a todos os tributos” – Luiz Fux, ministro do STF, falando sobre decisão da corte que obrigará empresas a pagar imposto retroativamente. Se até o Fux está criticando é porque o negócio é grave.
“O combate à desinformação deve ser exatamente da mesma forma [que o combate à pedofilia]” – Alexandre de Moraes, ministro do STF. Ele diz também que é a prioridade dele este ano aprimorar esse combate. Alguém está com o senso de prioridades bastante distorcido.
Conteúdo editado por: Eli Vieira