Gazeta do Povo lança edição exclusiva do ebook “O Alienista”, com prefácio de Flávio Gordon| Foto:
Ouça este conteúdo

A Gazeta do Povo disponibiliza uma edição exclusiva do e-book O Alienista, de Machado de Assis, para que você, nosso leitor, baixe gratuitamente. Escrito em 1882, o clássico traz à tona a reflexão sobre um tema atemporal e que encontra bastante eco em nossos dias: como estabelecer os limites entre a sede de poder e a loucura, com uma narrativa que tem por base um misto de análise psicológica e crítica social.

CARREGANDO :)

Quero ter acesso à edição exclusiva do e-book "O Alienista"

A versão de O Alienista da Gazeta do Povo é ainda mais especial porque traz o prefácio do colunista Flávio Gordon, renomado jornalista e escritor. Na introdução, Gordon prepara o leitor para uma verdadeira viagem na mente do personagem central da trama, o médico Simão Bacamarte, que poderia ser classificado como um "tirano do bem".

Publicidade

E vai além: com humor crítico, expõe a realidade sobre as ilusões de progresso e racionalidade tratadas na trama, atualizando essa crítica ao sugerir que a realidade brasileira contemporânea, com abusos de poder jurídico disfarçados de racionalidade, se tornou uma paródia das ideias machadianas, refletindo um "alienismo" moderno, no qual magistrados se enchem de poderes e impõem um "choque de iluminismo" que beira o autoritarismo.

O médico e o monstro

O enredo de O Alienista gira em torno da história do médico que decide estudar doenças mentais em uma pequena cidade do interior do Brasil, ainda nos tempos coloniais. Para isso, ele constrói um manicômio, a chamada Casa Verde, onde começa a internar qualquer pessoa que demonstre comportamento considerado "anormal".

O ponto é que, com o tempo, Bacamarte expande sua definição de loucura e passa a internar cada vez mais pessoas, incluindo figuras respeitadas da cidade. A situação gera um conflito com a população e provoca uma revolta contra o médico, em um momento em que há mais gente dentro do recinto do que fora. A história reserva uma conclusão inesperada para o caso, com uma leitura surpreendente sobre a razão, a loucura e a forma como estão ironicamente relacionadas.

Para baixar o e-book, acesse a página de O Alienista na Gazeta do Povo