Você está pronto para o governo tirar seu carro? Os novos regulamentos propostos sobre emissões de automóveis da Agência de Proteção Ambiental [EPA, na sigla em inglês] exigem que 60% das vendas de carros novos sejam de veículos elétricos até 2030 e 67% até 2032, em comparação com menos de 6% que estavam na estrada em 2022 — sem nenhum benefício ambiental.
Quem gosta de veículos elétricos, ou EVs, está com sorte. Mas quem prefere carros movidos a gasolina verá aumentos significativos em seus custos, tanto para carros novos quanto para usados.
Alguns preferem carros movidos a gasolina porque são mais acessíveis. A versão elétrica da versão básica da picape Ford F-150, o veículo mais vendido nos Estados Unidos, custa US$ 26.000 [R$ 124 mil na cotação atual] adicionais em relação à movida a gasolina. Os preços básicos de EV da Tesla começam em US$ 39.000 [R$ 186 mil] para um Modelo 3 e chegam a quase US$ 100.000 [R$ 478 mil] para um Modelo X — preços muito mais altos do que a maioria das famílias pode pagar.
Além disso, os carros movidos a gasolina podem ser reabastecidos em cinco ou dez minutos em um posto de gasolina. A recarga de um veículo elétrico pode levar 45 minutos. Se alguém estiver à sua frente na estação de carregamento, a espera pode dobrar. Isso ocorre porque a maioria das pessoas não quer deixar a bateria do EV ficar abaixo de 20%, e a taxa de carregamento diminui quando é carregada acima de 80%.
Muitas pessoas que amam seus EVs os recarregam em casa durante a noite. Mas nem todo mundo tem garagem em casa. Essas pessoas geralmente precisam confiar em estações de carregamento para seus veículos elétricos.
Infelizmente, os postos de recarga não são tão comuns quanto os postos de gasolina. O Departamento de Transportes dos EUA está gastando mais de US$ 4 bilhões até 2026 na construção de mais estações de recarga. A Tesla tem sua própria rede de estações de recarga para seus carros, mas os motoristas de outros veículos terão que contar com estações de recarga privadas ou fornecidas pelo governo.
A EPA também está planejando novas regras para usinas de energia, elevando os custos da eletricidade necessária para carregar esses veículos. Essas regras mais a lei de vendas de EV aumentariam os custos de direção para os americanos e fortaleceriam a economia da China, que produz 80% das baterias elétricas do mundo.
Embora 90 a 100 quilômetros de alcance sejam suficientes para a maioria das viagens, as pessoas compram carros para todas as circunstâncias, incluindo férias de longa distância e clima frio. Dependendo das condições climáticas, a maioria dos EVs pode percorrer apenas algumas centenas de quilômetros antes de precisar de uma carga de 45 minutos ou mais. Viagens longas requerem várias paradas longas ao longo do caminho. Além disso, as baterias perdem de 20% a 40% de seu alcance em climas frios. Essa é uma das razões pelas quais apenas 380 residentes de Dakota do Norte escolheram EVs em 2021 e o Alasca tinha apenas 1.300.
No entanto, o Departamento de Transporte planeja gastar US$ 26 milhões em estações de recarga em Dakota do Norte, ou US$ 68.000 por EV registrado. O Alasca, com US$ 52 milhões alocados para estações de recarga, receberá US$ 40.000 por EV.
As novas estações de carregamento aumentarão a demanda de eletricidade na rede elétrica, como a Califórnia descobriu em sua experiência com apagões contínuos. Mas a Califórnia tem uma solução: para integrar seus EVs em sua frágil rede elétrica, o estado está propondo um projeto de lei, SB 233, para exigir carregamento bidirecional em todos os veículos leves e ônibus escolares vendidos no estado a partir do ano 2027. O carregamento bidirecional significa que, se a rede precisar de mais eletricidade, ela pode ser retirada da bateria do carro quando o carro estiver conectado para carregar.
O Hyundai Ioniq 5 e o Ford F-150 Lightning já possuem sistemas de carregamento bidirecional, permitindo que os proprietários de veículos elétricos carreguem suas casas com eletricidade de suas baterias de carro ou forneçam de volta à rede em tempos de escassez. De acordo com a CarBuzz, “uma bateria EV de 60 kWh pode fornecer energia de backup para uma residência média dos EUA por dois a três dias”.
A senadora do estado da Califórnia, Nancy Skinner, patrocinadora do projeto, disse: “EVs são armazenamento de energia sobre rodas. Por que desperdiçar essa bateria, dado o número de quilômetros que a maioria das pessoas usa o veículo em um determinado dia? Mas precisamos tornar isso o mais fácil possível.”
A cobrança bidirecional muda o conceito do direito à mobilidade pessoal. Se os proprietários de veículos elétricos na Califórnia tiverem que devolver a eletricidade das baterias de seus carros à rede em tempos de escassez, eles podem não ter o suficiente para ir ao trabalho ou à escola ou para outras viagens.
Alguns dizem que as regulamentações sobre emissões de usinas de energia e a eliminação da maioria dos carros movidos a gasolina nas estradas reduzirão o aquecimento global. Mas as emissões não serão reduzidas até que a China, a Índia e a Rússia reduzam suas emissões, o que não mostram sinais de fazer.
Por exemplo, a fim de produzir baterias para veículos elétricos e outros componentes, a China está aumentando a construção de usinas movidas a carvão e, portanto, suas emissões de carbono. Os EUA têm 225 usinas a carvão e a China tem 1.118 (metade de todas as usinas a carvão do mundo).
Uma pesquisa de Kevin Dayaratna, estatístico-chefe e pesquisador sênior da Heritage Foundation, mostrou que mesmo a eliminação completa de todos os combustíveis fósseis dos Estados Unidos resultaria em menos de 0,2 grau Celsius na redução da temperatura até 2100.
Sob o plano do governo americano, seus cidadãos estariam sacrificando seus carros, pagando mais pelo transporte e abrindo mão de sua mobilidade pessoal sem benefícios para o meio ambiente. É hora de acabar com o roubo.
Diana Furchtgott-Roth é diretora do Centro para Energia, Clima e Meio Ambiente da Fundação Heritage.