Você já tentou ficar ‘alegre’ como um gambá?
Resolva dois problemas de uma vez só e diga: "Cara, eu realmente alimentei dois coelhos com uma só cenoura!"
Ou apenas... viu um sapo (em vez de engolir um)?
São essas expressões, de acordo com a PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), que os humanos deveriam usar em vez de "linguagem anti-animal" — frases como "matando cachorro a grito" ou "pegue o touro pelos chifres".
A organização sem fins lucrativos pelos direitos dos animais publicou um gráfico simples no Twitter em um esforço para ajudar as pessoas a "remover o especismo [preconceito contra espécies] de suas conversas diárias".
Não diga "matei dois coelhos com uma só cajadada", aconselhou o grupo. Em vez disso, tente "alimentar dois coelhos com uma só cenoura".
Não "seja a cobaia". Seja... o tubo de ensaio.
"As palavras importam, e à medida que nossa compreensão da justiça social evolui, nossa linguagem evolui junto com ela", afirmou o grupo, que tem uma história de campanhas provocativas.
Leia mais: Animais têm alma? O que a religião, a filosofia e a ciência têm a dizer a respeito
O gráfico de expressões alternativas foi aceito pelos seres humanos tão bem quanto você imagina.
Ou seja, de maneira alguma.
Imediatamente, os usuários do Twitter declararam que a PETA realmente "tem macacos no sótão".
Muitos perguntaram: o grupo trocou gato por lebre? E então disseram cobras e lagartos.
Muitos simplesmente tuítaram de volta fotos fazendo churrasco, ou um GIF de Chris Pratt levantando lentamente o dedo do meio.
E foi assim que a PETA virou boi de piranha.
"É isso. Estou matando cachorro a grito", escreveu o comediante Chris D'Elia.
Outros ainda não conseguiram resistir à oportunidade de criar suas próprias expressões com animais.
"A curiosidade emocionou o gato!" escreveu Jesse Hawken. (A PETA retweetou este.)
Leia mais: Os ambientalistas puristas são uma ameaça para os animais
Algumas das reações mais exaltadas, entretanto, vieram de pessoas mais preocupadas com um tuíte postado pela PETA após o gráfico, no qual ele comparou "frases que trivializam a crueldade com animais" a frases racistas ou homofóbicas que não eram mais aceitáveis.
"A PETA está sempre confundindo seu trabalho com as lutas dos negros, das pessoas queer e de outras pessoas de cor", escreveu o autor e roteirista Ira Madison III. "Estou muito feliz por ter acabado de comer um belo filé no almoço."
Mas a PETA não acha que está matando couve a grito.
"Este não será nosso foco principal de forma alguma", disse Ashley Byrne, porta-voz da PETA, ao Washington Post. "Mas, você sabe, se ter essa conversa faz as pessoas começarem a pensar porque a PETA pode não amar frases como 'traga para casa o bacon' [bring home the bacon, expressão que significa ‘levar o leite para as crianças’] — porque os porcos estão levando vidas miseráveis antes de se tornarem bacon — então ótimo."
Leia mais: "Animais “quase gente”: ações tentam reconhecer direitos dos não humanos"
Quando perguntada sobre aqueles que estavam chateados pela PETA ter comparado a linguagem anti-animal com linguagem racista e homofóbica, Byrne disse que "encorajar as pessoas a serem gentis" não é "uma competição".
"Nossa compaixão não precisa ser limitada", disse ela. "Ensinar as pessoas a serem gentis com os animais só ajuda em termos de encorajá-las a praticar a bondade em geral. À medida que nos tornamos mais instruídos sobre os animais, como as pessoas estão aprendendo mais sobre quão inteligentes e sensíveis são esses animais ... Acho que a maioria das pessoas está aceitando que a maneira como tratamos os animais é uma questão de justiça social. "
Leia mais: Pigcasso e seus amigos: isso é arte?
Quarta de manhã, na cova dos leões que é o Twitter, o grupo provocou ainda mais aqueles que ficaram uma arara com a primeira mensagem.
"Com tanta negatividade no mundo, por que não iluminar e usar a linguagem de uma forma que encoraje ser gentil com os animais?" a PETA tuítou, quase pedindo às pessoas que não transformassem a questão em um bicho de sete cabeças.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião