Há quase dois anos, em maio de 2017, eu, Leandro Narloch, Alexandre Borges e Rodrigo Constantino demos início ao podcast Ideias. Guilherme Fiuza e Gustavo Nogy substituíram Borges e Narloch, e Rodrigo Constantino continua sendo o único presente em todas as 100 edições do programa. Somente no SoundCloud o programa já foi reproduzido quase dois milhões de vezes. E o programa também está disponível nas plataformas Spotify, Deezer e iTunes.
Contamos com vários convidados de renome do cenário intelectual brasileiro, que nos ajudaram a debater temas importantes nacionais e internacionais, sem qualquer tipo de amarra e sempre de forma independente.
Para fazer jus a este episódio especial, o tema do programa desta semana é a maior e mais importante ideia de todos os tempos: a Liberdade.
Por mais que a humanidade provavelmente desfrute atualmente de mais liberdade do que qualquer outro período da história, o preço dela é a eterna vigilância, como já disse o presidente americano Thomas Jefferson. Nesta semana, como uma espécie de aviso de que não se pode considerar a liberdade garantida, o humorista Danilo Gentili foi condenado de forma bizarra pela justiça brasileira, este Leviatã tupiniquim, a seis meses de prisão.
Os colunistas da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Gustavo Nogy e Renan Barbosa comentam a ideia de liberdade e sua importância, e também a condenação de Gentili.
Também, em nome da equipe do podcast, aproveito para agradecer a todos os ouvintes que nos acompanham desde o início, todos os convidados que passaram por aqui, e tiveram paciência com este apresentador. Obrigado pela companhia e que venham mais cem, duzentos, trezentos programas.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana