De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, só 30% dos americanos que nasceram depois de 1980 acreditam ser absolutamente essencial viver em um país democrático. O índice era de 72% entre quem nasceu antes da Segunda Guerra Mundial.
Outro dado: em 1995, 16% dos que estavam no final da adolescência e no início da vida adulta achavam que a democracia era má ideia; em 2011, esse número saltou para 24%.
Liberdade de expressão também está em baixa. Para 40% dos millennials, (grupo com idades entre 18 e 34 anos) o governo deve ter o poder de regulamentar certos tipos de discursos ofensivos. É muita gente: 27% da Geração X (entre 35 e 50 anos) pensa do mesmo jeito, 20% dos "baby boomers" (de 51 a 69 anos) e 12% da geração entre 70 e 87 anos.
Essas pesquisas mostram que há uma crise de fé na democracia e na liberdade de expressão, dois dos principais valores da civilização ocidental?
Nesta edição do podcast Ideias, os blogueiros da Gazeta do Povo Leandro Narloch, Alexandre Borges e Rodrigo Constantino comentam a desilusão das novas gerações com a democracia e a falta de apego à liberdade de expressão.
Os blogueiros da Gazeta do Povo Alexandre Borges, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino falam dos 50 anos da morte do...
Publicado por Ideias em Segunda, 16 de outubro de 2017
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião