De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, só 30% dos americanos que nasceram depois de 1980 acreditam ser absolutamente essencial viver em um país democrático. O índice era de 72% entre quem nasceu antes da Segunda Guerra Mundial.
Outro dado: em 1995, 16% dos que estavam no final da adolescência e no início da vida adulta achavam que a democracia era má ideia; em 2011, esse número saltou para 24%.
Liberdade de expressão também está em baixa. Para 40% dos millennials, (grupo com idades entre 18 e 34 anos) o governo deve ter o poder de regulamentar certos tipos de discursos ofensivos. É muita gente: 27% da Geração X (entre 35 e 50 anos) pensa do mesmo jeito, 20% dos "baby boomers" (de 51 a 69 anos) e 12% da geração entre 70 e 87 anos.
Essas pesquisas mostram que há uma crise de fé na democracia e na liberdade de expressão, dois dos principais valores da civilização ocidental?
Nesta edição do podcast Ideias, os blogueiros da Gazeta do Povo Leandro Narloch, Alexandre Borges e Rodrigo Constantino comentam a desilusão das novas gerações com a democracia e a falta de apego à liberdade de expressão.
Os blogueiros da Gazeta do Povo Alexandre Borges, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino falam dos 50 anos da morte do...
Publicado por Ideias em Segunda, 16 de outubro de 2017
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas