Uma pesquisa recente, divulgada pela Folha de S. Paulo, revelou que sete em cada dez brasileiros são contra privatizar as estatais brasileiras.
A oposição é geral, seja entre petistas, eleitores do PSDB, pobres, ricos, moradores do Nordeste ou do Sudeste, a maioria rejeita a ideia.
O Datafolha ainda perguntou especificamente sobre a Petrobras e a resposta foi igual: 70% foi contra a privatização.
Para realizar a pesquisa foram ouvidas 2.765 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Outra pesquisa, desta vez feita pelo Instituto Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo, mostrou um cenário ligeiramente melhor: 60,4% são contra a venda de estatais pelo governo atual como forma de melhorar a situação econômica do Brasil.
Um alento: Entre os mais jovens está a maior fatia de pessoas favoráveis às privatizações – 39,2% dos entrevistados dessa faixa etária apoiam a venda de estatais.
A pesquisa para a Gazeta ouviu 2.492 brasileiros em 172 municípios e nas 27 unidades da federação. O grau de confiança dessa amostra é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2%.
Com base nestes números, os blogueiros da Gazeta do Povo Alexandre Borges e Rodrigo Constantino, e Helio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil, tentam responder: Por que os brasileiros têm tanto medo da privatização?
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia