A Venezuela está vivendo um momento histórico. Após mais de uma década e meia de ditadura chavista, o país tem uma chance única de se livrar de Nicolás Maduro e retomar a democracia.
Os últimos dias do nosso vizinho foram marcados por protestos contra a ditadura que levaram centenas de milhares de pessoas às ruas para mostrar a insatisfação contra uma ditadura que colocou a maior parte da população abaixo da linha da pobreza, destruiu uma das principais economias do continente e prendeu, torturou e matou opositores políticos.
E com o apoio explícito dos governos de Cuba, do Brasil de Lula e Dilma e da Argentina de Cristina Kirchner.
Tudo pode mudar agora com Juan Guaidó, que se declarou presidente interino e ganhou reconhecimento de países como Dinamarca, Canadá, Chile, Colômbia, Brasil e Estados Unidos.
A questão, porém, é extremamente complexa e certamente não terá uma resolução fácil. No programa desta semana, a jornalista venezuelana Valentina Issa Castrillo conversa com os colunistas da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino, Gustavo Nogy e Guilherme Fiuza. Em pauta: o passado, o presente e o futuro da grande nação venezuelana.
Valentina faz parte do grupo de milhões de venezuelanos que saiu do país para buscar melhores condições de vida. Ela atualmente mora na Argentina, onde trabalha coordenando campanhas políticas. Ela também já colaborou com a Gazeta do Povo com várias reportagens e fez uma entrevista exclusiva com o ex-governador do estado de Miranda, Henrique Caprilles.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião