Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
podcast

Ideias 92: Como a criminalização da homofobia vai piorar a sociedade

Foliões participam da Parada Gay, em São Paulo (2006) | Mauricio Lima/AFP
Foliões participam da Parada Gay, em São Paulo (2006) (Foto: Mauricio Lima/AFP)

Esta semana o Supremo Tribunal Federal começou a julgar uma ação que pretende igualar a homofobia ao racismo. A ação foi parar no STF depois de ficar de 2001 a 2014 no Congresso, que não tomou nenhuma decisão a respeito. 

É evidente que o poder público precisa tomar providências a respeito do assassinato de homossexuais, travestis e transexuais. Embora todas essas ações já estejam previstas pelo Código Penal, inclusive o homicídio motivado pela orientação sexual, que poderia ser enquadrado como “motivo torpe”, não é de se descartar criminalização de atos motivados pelo preconceito, como lesões corporais e injúria. 

Ninguém deseja passe livre para ofender os homossexuais. Mas esta lei pode se tornar um instrumento para calar toda crítica, chegando ao absurdo de colocar pessoas na cadeia por praticar o saudável hábito do debate civilizado. 

Os colunistas Rodrigo ConstantinoGuilherme FiuzaGustavo NogyPaulo Cruz, além de Renan Barbosa, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, comentam o assunto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.