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Como as ideias marxistas chegaram à China e fizeram a cabeça de Mao

Estátua do ditador Mao Tsé-tung na província chinesa de Liaoning.
Estátua do diretor Mao Tsé-tung na província chinesa de Liaoning. (Foto: Bigstock)

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Conhecido do grande público por apresentar documentários produzidos para a televisão, o historiador britânico Michael Wood também é autor de livros que esmiuçam os mais diferentes eventos, personagens e períodos – da Guerra de Troia à trajetória de Alexandre, o Grande.

Em ‘História da China: O Retrato de uma Civilização e de seu Povo’, lançado no Brasil pelo Selo Crítica, ele apresenta um panorama completo de uma tradição de mais de 4 mil anos, com direito às mais recentes descobertas arqueológicas e documentais sobre o gigante asiático.

No trecho a seguir, Wood analisa como os chineses abraçaram o marxismo e discute as motivações que levaram Mao Tsé-tung a se virar contra seu próprio povo.

A China nas décadas de 1920 e 1930 era uma terra de extremos extraordinários e desenvolvimento imensamente desigual.

Nas profundezas do campo, os camponeses trabalhavam descalços com implementos medievais, enfrentando a fome e as enchentes, vendendo os próprios filhos como escravos, enquanto senhores da guerra e suas milícias extorquiam e assassinavam à vontade.

Ainda assim, em cidades com tratados, como Xangai, a Era do Jazz estava em pleno andamento. A política da China pode ter sido fragmentada, mas os anos 1920 foram uma época dinâmica para alguns.

A economia estava crescendo em cidades como Xangai, onde a esplêndida arquitetura do Bund superava a de Liverpool e Manchester; uma cidade colonial europeia onde se ganhava dinheiro e onde os showrooms de automóveis, as pistas de corrida de cavalos e os cinemas atraíam uma classe média ocidentalizada em ascensão.

Um jovem britânico que veio de Lancashire após a Primeira Guerra Mundial para se juntar à polícia, já que não havia empregos em casa, disse com entusiasmo profético: “É a melhor cidade que eu já vi! O lugar mais cosmopolita do mundo. E, com o tempo, deixará todas as cidades inglesas cem anos para trás”.

Mas a ocidentalização não ocorria apenas na vida material; a China tinha que aprender a ser moderna.

Revistas e jornais ensinaram como a nova geração endinheirada deveria ser, nas roupas, nos gestos e modos de falar. Os chineses agora deveriam deixar os velhos hábitos para trás e se tornar pessoas modernas também na aparência.

Anúncios em revistas de moda de Xangai da década de 1920 e vitrines em lojas de departamentos mostravam lado a lado como era uma pessoa tradicional e como deveria ser uma pessoa moderna.

Havia até guias sobre como se comportar, como usar o cabelo e como usar terno. Os esboços não mostravam o ke tou (“reverência”) ou a saudação confucionista com uma mão fechada pela outra, mas aperto de mãos – um gesto que, para uma pessoa tradicional, simplesmente não era feito, um ato impróprio de intimidade com um estranho.

Entre os grandes edifícios do Bund de Xangai estava o Hong Kong and Shanghai Banking Corporation, hoje HSBC e um dos bancos mais ricos do mundo, fundado na China por um comerciante britânico no final da Rebelião Taiping.

Quando o novo edifício foi inaugurado em 1923, era um dos maiores edifícios bancários do mundo. No foyer, murais mostram Xangai ao lado de Paris, Londres e Nova York, com uma inscrição: “Todos os homens nos quatro oceanos são iguais”.

Mas, é claro, em Xangai e na China em geral na década de 1920, eles não eram.

Apesar de todo o poder transformador das ideias e da inovação europeias, os portos do tratado eram locais de ideias racistas profundamente enraizadas por parte das potências coloniais: os britânicos e os estadunidenses, os franceses, os alemães e os japoneses que haviam esculpido seus enclaves na China nos setenta anos anteriores.

Não é de surpreender, portanto, que tenha sido em Xangai, a cidade mais aberta às ideias modernas, que o sentimento nacional irrompeu entre aqueles que acreditavam que os problemas sociais da China eram tão grandes que apenas a revolução oferecia um caminho a seguir.

E um grupo em particular acreditava que a história estava do seu lado

Entre as muitas ideias ocidentais que chegaram à China estava o marxismo. Em 1917, a queda do Império Russo e a Revolução de Outubro impressionaram o mundo.

No final da Primeira Guerra Mundial, as ideias comunistas se espalharam pelo globo, um modelo para a libertação das sociedades colonizadas em todos os lugares.

Na Índia ocupada pelos britânicos, por exemplo, o caso da conspiração bolchevique em Kanpur visava “privar o rei George de seu império por meio de uma revolução violenta”.

Na China, também, um forte foco inicial foi anticolonial e anti-imperialista. O Partido Comunista da China (CPC) foi fundado em julho de 1921, e sua primeira reunião foi em uma pequena casa que ainda fica na Rua Wantz, na época na concessão francesa em Xangai.

Havia apenas 57 delegados, incluindo o filho de camponês e amante dos livros Mao Tsé-tung, cuja leitura voraz o levou de Hunan a um emprego como bibliotecário assistente na Universidade de Pequim.

Lá, seu chefe, Li Dazhao, havia escrito artigos sobre Lênin e a Revolução de Outubro. Tendo se juntado ao grupo de Li, e inspirado pelo Movimento de Quatro de Maio, como Mao mais tarde contou a história, ele “rapidamente se moveu para o marxismo”.

No cerne do marxismo (como entendido pela geração após Marx, especialmente Lênin com seu “socialismo científico”) estava a ideia de que a história humana poderia ser dividida em fases definidas: desde seus estágios primários de feudalismo e capitalismo até seu desenvolvimento final em uma sociedade socialista.

A sociedade chinesa era tão grande e sofria de pobreza, injustiça e desigualdade tão enraizadas que o marxismo ofereceu uma visão poderosa – na verdade, utópica – de um caminho a seguir.

Na atmosfera febril após maio de 1919 [quando estudantes chineses iniciaram um movimento que desembocou na renovação cultural do país], é fácil ver por que tais ideias se enraizaram entre os intelectuais, ativistas políticos e anti-imperialistas chineses, especialmente porque o idealismo utópico está no cerne da filosofia política tradicional chinesa.

Mas é importante ver que, a essa altura, os chineses sabiam muito pouco sobre as ideias originais de Marx; nenhum dos textos principais estava disponível em chinês, exceto ‘O Manifesto Comunista’, que só foi traduzido para o chinês (do inglês) em 1920.

Longe de serem marxistas teóricos, então, esses primeiros seguidores chineses são mais bem descritos como nacionalistas revolucionários.

Inspirados pela Revolução Russa, sua compreensão do marxismo veio inicialmente de Stálin, que enviou agentes russos (a partir do verão de 1921) para apoiar o incipiente Partido Comunista Chinês.

Foi por meio deles que o modelo stalinista de organização da sociedade se enraizou na mente dos revolucionários chineses, que acreditavam que na Rússia os soviéticos haviam iniciado uma era de socialismo e igualdade sob o governo do Partido Comunista.

Os grandes guias, então, foram Lênin e Stálin, cujas imagens estavam em todas as prefeituras e escolas da era Mao, e cujas imagens ainda são vistas em conferências do partido no Grande Salão do Povo na Praça da Paz Celestial.

Portanto, embora a revolução chinesa tenha sido um dos movimentos mais significativos da história, ela surgiu em certo sentido por acaso.

O comunismo na China foi impulsionado acima de tudo pelo nacionalismo pós-maio de 1919: era antiestrangeiros e destinado aos camponeses.

O problema rural foi visto desde o início como a chave: a revolução chinesa se desenrolaria no campo, não nas cidades, como aconteceu na Rússia.

E lá as queixas eram agora tão grandes (como haviam sido durante grande parte da história da China) que encontraram amplo apoio no desenrolar da década de 1920.

A questão rural estava no cerne do pensamento inicial de Mao. Primeiramente bibliotecário e, em seguida, professor estagiário, ele havia lido amplamente a literatura radical europeia que estava disponível em chinês.

De volta a Changsha, ele formou grupos de discussão política e publicou artigos em jornais radicais. Seus primeiros trabalhos teóricos foram uma breve nota sobre as classes na sociedade chinesa em 1926 e uma investigação mais substancial sobre as condições dos camponeses em Hunan em 1927.

Em seus trinta e poucos anos, ele já era um ativista experiente e obstinado. Quanto ao seu caráter, muitas coisas ainda são incertas.

Uma das pessoas mais adoradas e, no entanto, mais insultadas na história do mundo, a reputação de Mao atualmente está revivendo na China, enquanto no Ocidente seu personagem foi assassinado em estudos recentes, que o consideraram irremediavelmente cruel e insensível desde a juventude, uma pessoa manipuladora e desprezível desde o início.

Afirmou-se que ele jamais teve qualquer interesse no destino das pessoas comuns, e que não deu valor à vida humana. Mas não era assim que alguns que o conheceram na época o viam, e esse é um ponto de vista difícil de conciliar com o fato de que o filho de camponeses abastados passou por tantas privações e riscos pessoais por tanto tempo.

Quanto à alegação de uma natureza patologicamente má, como o historiador deve responder se uma pessoa é irredimível desde a infância, como alguns biógrafos modernos afirmaram? O que dizer a respeito?

No mínimo, parece perverso negar que o jovem Mao tenha sido movido por idealismo e sentimentos de simpatia pela opressão camponesa, para ajudar a explicar a trajetória ainda surpreendente de sua vida, embora ele eventualmente tenha se tornado opressor e devesse assumir total responsabilidade por alguns dos maiores desastres da história chinesa, e por desencadear e encorajar a crueldade irracional e a violência assassina que os acompanhavam.

Nisso, de fato, ele não é tão diferente de alguns dos imperadores como Hongwu, cujo governo também terminou em tirania e paranoia. Até mesmo seu próprio partido admitiu, em 1981, que no final Mao se tornou um homem que “confundiu o certo com o errado e o
povo com o inimigo, e nisso reside sua tragédia”.

Mas a verdadeira tragédia, claro, seria aquela sofrida pelo povo chinês.

Conteúdo editado por: Omar Godoy

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