A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, perdeu o decoro pelo menos duas vezes durante os paineis do G20 Social, no Rio de Janeiro. Depois de responder de forma grosseira uma pessoa que chamou o evento de música da cúpula de "Janjapalooza", na sexta-feira (15), ela utilizou uma expressão de baixo calão, em inglês, para ofender o empresário Elon Musk neste sábado (16).
Idealizadora do festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a socióloga se irritou com uma mulher que estava na plateia de um painel sobre igualdade racial e chamou o encontro de "Janjapalooza".
O termo, que vem sendo utilizado por toda a imprensa, é uma brincadeira com o Lollapalooza (um dos maiores eventos musicais do mundo, realizado no Brasil desde 2012) e a forma como a socióloga tem se promovido às custas do festival – cujos três dias de shows terminam na noite deste sábado.
Visivelmente incomodada, Janja fez questão de rebater a mulher diante do púbico, que estava rindo do apelido antes da bronca da primeira-dama. "Não, filha, é Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Vamos ver se consegue entender a mensagem, tá?", disse, em tom grosseiro e causando um mal-estar geral entre os presentes.
Na quinta-feira (14), a própria Janja subiu ao palco e abriu o evento – que, apesar do nome, não inclui nenhuma iniciativa prática contra a fome ou a pobreza.
"Em 1985, os artistas do mundo se reuniram no festival Live Aid para combater a fome na Etiópia. Em 1988, artistas se reuniram no Festival Free Mandela, pedindo a libertação do líder sul-africano. Em 2019, os artistas do Brasil se reuniram no Festival Lula Livre, pedindo a liberdade do presidente Lula. E hoje, novamente, a música e a arte se unem para combater a fome e a pobreza no mundo", afirmou.
O festival conta com recursos do Ministério da Cultura, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de empresas públicas como o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaipu e Petrobras. Apenas o custo com os cachês dos 30 artistas convidados ficou em torno de R$ 900 mil. As despesas com curadoria, estrutura, produção e segurança não foram divulgadas.
Janja desdenha de Musk ao defender a regulamentação da internet
Na tarde desde sábado (16), a primeira-dama deu uma nova demonstração de descompostura durante um encontro do G20 Social voltado para influenciadores digitais – e que contou com a participação do youtuber Felipe Neto.
Ela defendia a regulamentação das redes sociais para combater a desinformação quando o sinal sonoro de um navio interrompeu sua fala (o evento aconteceu na região portuária do Rio de Janeiro). Na tentativa de fazer uma piada, afirmou: "Deve ser o Elon Musk". Em seguida, garantiu não ter medo do empresário americano e usou a expressão vulgar "fuck you, Elon Musk", sob aplausos da plateia.
Pé no acelerador e motor esquentando: país paga caro por hiperestímulo da economia
Janja manda recado vulgar para Elon Musk e comete grosseria contra mulher da plateia
Vitória de Trump pode trazer alívio às big techs e à defesa da liberdade de expressão nos EUA
Brasil e Argentina buscam solução para melhorar trânsito de pessoas na fronteira
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião