Ouça este conteúdo
Novos dados do governo divulgados nesta semana mostram que os preços dos alimentos no Canadá continuam subindo.
Embora a inflação anual dos preços ao consumidor tenha diminuído para 3,8% em setembro, os preços dos alimentos aumentaram 5,8% em relação ao ano anterior, impulsionados pelos preços elevados de produtos de padaria (8%), vegetais frescos (7,6%), massas (10,8%) e aves (6,5%).
Os preços dos alimentos têm sido uma questão delicada para os canadenses. Mesmo antes de 2023, as estatísticas mostravam que cerca de 7 milhões de canadenses, incluindo 1,8 milhão de crianças, estavam em lares com dificuldades para colocar comida na mesa.
Com a inflação continuando a aumentar os preços dos alimentos em 2023, a revolta dos consumidores se intensificou rapidamente.
"Se estou pagando tanto, espero que tenha ouro nesse frango", respondeu um usuário em um tweet viral em janeiro que mostrava uma etiqueta de preço de 37 dólares em um pacote de peito de frango.
O episódio gerou acusações de aumento abusivo de preços e um texto de destaque no New York Times – mas o jornal informou que a indignação contra os donos de mercearias foi equivocada.
“Embora seja fácil ficar irritado com o comerciante, há muito poucas evidências de que os mercados realmente estão se aproveitando da situação”, disse Mike von Massow, professor de economia alimentar na Universidade de Guelph, em Ontário.
Os preços dos alimentos só pioraram desde então, e o primeiro-ministro Justin Trudeau, aparentemente não leitor do New York Times, encontrou o mesmo presságio expiatório que muitos outros não versados em economia básica: os donos de mercearias.
No mês passado, Trudeau ameaçou impor novos impostos aos mercados se eles não encontrassem uma maneira de baixar os preços dos alimentos.
"As grandes redes de supermercados estão obtendo lucros recordes. Esses lucros não deveriam ser feitos às custas das pessoas que estão lutando para alimentar suas famílias", disse Trudeau a uma multidão em Ontário.
Ao visar as mercearias e os “lucros de lucros”, Trudeau está repetindo a retórica de alguns políticos dos EUA, incluindo a senadora Elizabeth Warren (democrata do Massachusetts), que argumentou que a inflação está sendo impulsionada pela “ganância corporativa”.
A ideia de que as corporações de repente se tornaram gananciosas após a pandemia nunca passou no teste econômico e foi recentemente refutada em um artigo do Federal Reserve [sistema de bancos centrais dos EUA].
“As margens de lucro corporativos não foram anormalmente altas após a pandemia da Covid-19, uma vez que as intervenções fiscais e monetárias são levadas em conta”, observou Dino Palazzo, economista sênior do Federal Reserve Board.
No entanto, políticos como Trudeau, que menos de um ano atrás criticaram a ideia de um imposto extraordinário sobre mercearias para baixar os preços dos alimentos, repetiram a alegação várias vezes de que as corporações gananciosas são a causa raiz da inflação. Por quê?
A resposta é simples: a verdadeira culpa pela inflação é deles.
Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador do Canadá, acertou em cheio em uma entrevista recente quando apontou que as políticas do governo canadense são as responsáveis pela inflação – assim como aqueles que o lideram.
“[Trudeau] imprimiu 600 bilhões de dólares, o que aumenta nossa oferta de dinheiro em 32% em três anos”, disse Poilievre. "Isso está fazendo a oferta de dinheiro crescer oito vezes mais rápido do que a economia. Não é de admirar que tenhamos uma inflação pior em quatro décadas."
Este é o mistério da inflação. (Na verdade, não é um mistério.) Políticos e bancos centrais inundaram a economia com dinheiro, o que desvalorizou a moeda.
A economia básica ensina que aumentar a oferta de dinheiro mais rapidamente do que uma economia pode fornecer novos bens e serviços resultará em inflação de preços, e é exatamente isso que testemunhamos. Na verdade, em grande parte da história moderna, a inflação foi definida como uma expansão da oferta de dinheiro, não um aumento nos preços (que é uma consequência da expansão da oferta de dinheiro). Henry Hazlitt explicou famosamente a diferença em seu livro 'Economia em Uma Lição'.
“A inflação é um aumento na quantidade de dinheiro e crédito. Sua principal consequência é o aumento vertiginoso dos preços”, explicou Hazlitt. "Portanto, a inflação – se usarmos o termo de maneira incorreta para significar os preços crescentes em si – é causada apenas pela impressão de mais dinheiro."
Políticos como Trudeau não podem, é claro, admitir que suas próprias políticas de impressão de dinheiro são culpadas pelos altos preços dos alimentos. Então eles fazem discursos culpando mercados e produtores de alimentos pela inflação que causaram e os ameaçam com novos impostos.
Se os canadenses verão além do teatro grosseiro de Trudeau é incerto. O que é claro é que as mercearias canadenses não são responsáveis pelo aumento vertiginoso dos preços dos alimentos no Canadá. Justin Trudeau e o Banco do Canadá são.
© 2023 Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês: Why Justin Trudeau Is Blaming Grocers for Surging Food Prices in Canada