Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Podcast

Logos 3: Ayn Rand e as virtudes do egoísmo

Ayn Rand, autora de "A Virtude do Egoísmo”, "Capitalismo: Um Ideal desconhecido", e “A Revolta de Atlas” | Divulgação
Ayn Rand, autora de "A Virtude do Egoísmo”, "Capitalismo: Um Ideal desconhecido", e “A Revolta de Atlas” (Foto: Divulgação)

Ayn Rand nasceu em 1905 na Rússia e emigrou para os Estados Unidos em 1926. Até sua morte, em 1982, ela escreveu obras importantíssimas, como "A Virtude do Egoísmo”, "Capitalismo: Um Ideal desconhecido", e “A Revolta de Atlas”.

Ela viveu a revolução comunista de 1917, mas escapou da pior fase da ditadura comunista, ao emigrar com apenas 21 anos para os EUA. Rand tornou-se romancista e roteirista de cinema, mas foi como filósofa que ela desenvolveu arguta capacidade de observação da realidade política e social. 

Apesar das várias críticas que recebeu por tratar o egoísmo como uma formal, e até desejável; e por desprezar o “altruísmo”, Rand continua influente até hoje. 

Nossas convicções: Menos Estado e mais cidadão

Dennys Xavier, professor associado de Filosofa Antiga, Política e Ética da Universidade Federal e professor do Programa de Pós-graduação em Direito (UFU) comenta o tema. Ele lançou o livro “Ayn Rand e os Delírios do Altruísmo — Breves Lições”.

O professor Dennys também é coordenador do Projeto Pragmata, que pesquisa soluções liberais para a educação brasileira, especialmente de nível superior.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.