Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Califórnia

Loja de artigos de luxo fecha as portas em San Francisco por causa da criminalidade

San Francisco, Califórnia
Vista de baixo do átrio do shopping Westfield, com o logo da Nordstrom. Rede de luxo fecha duas lojas em San Francisco devido ao aumento do crime, prejudicando economia na cidade. Expansão ocorre em outras cidades da Califórnia. (Foto: Bigstock/eddygaleotti)

Ouça este conteúdo

A Nordstrom, rede de artigos de luxo, fechará suas duas lojas em San Francisco, na Califórnia, devido ao aumento do crime que tornou perigoso e difícil fazer negócios na cidade.

Uma das lojas está no shopping Westfield, que fechará no final de agosto, e a outra é uma Galeria Nordstrom no centro da cidade, que fechará em 1º de julho, informou o jornal San Francisco Standard.

O diretor de lojas da empresa informou aos funcionários em um e-mail que "a dinâmica do mercado no centro de San Francisco mudou dramaticamente nos últimos anos, impactando o fluxo de clientes em nossas lojas e nossa capacidade de operar com sucesso".

Crimes e preocupações com moradores de rua não foram citados como os fatores motivadores, mas eles têm afligido San Francisco por muitos meses. A empresa proprietária do shopping Westfield, Unibail-Rodamco-Westfield, disse à publicação que a saída da loja de departamentos da cidade "ressalta a situação de deterioração no centro de San Francisco".

“Um número crescente de varejistas e empresas está deixando a área devido às condições inseguras para clientes, varejistas e funcionários, em conjunto com o fato de que esses problemas significativos estão impedindo a recuperação econômica da área”, disse o representante.

A Rodamco-Westfield acrescentou que vinha implorando aos líderes locais há anos para reprimir a ilegalidade, que tem sufocado o comércio e aumentando a falta de segurança para o turismo.

Enquanto a Nordstrom deixa San Francisco, está se expandindo para outras cidades do estado, abrindo cinco novas lojas, conforme mencionado no comunicado.

Um porta-voz do gabinete da prefeita London Breed disse que a cidade implementou várias medidas de segurança pública, como colocar dois policiais dentro do shopping Westfield, bem como "embaixadores" da comunidade no bairro.

“A cidade trabalhou com o [Westfield] para aprovar uma alocação de escritórios e um plano para reduzir a metragem quadrada da Nordstrom e trazer escritórios para a propriedade. Este plano passou pela Comissão de Planejamento, mas não foram tomadas outras medidas neste plano”, disse o porta-voz ao veículo. “O Westfield então começou a falar sobre outras opções para o redesenvolvimento. A cidade está ansiosa para receber um plano concreto deles que pudéssemos explorar, no entanto, eles nunca nos trouxeram nada para análise.”

Em abril, o Whole Foods [rede de supermercados de alimentos orgânicos, mais caros] no centro de San Francisco fechou suas portas apenas um ano após a inauguração, devido à deterioração das condições das ruas, principalmente o aumento do uso de drogas e do crime nas proximidades. Um porta-voz do Whole Foods disse ao San Francisco Standard que a loja não conseguia garantir a segurança dos funcionários.

Apenas uma semana antes desse anúncio, o fundador do CashApp [aplicativo de pagamentos], Bob Lee, foi fatalmente esfaqueado na cidade. A violência recente contra outras figuras proeminentes inclui incidentes em que o campeão de ciclismo Ethan Boyes foi atingido por um carro, causando sua morte, e o ex-comissário de bombeiros Don Carmignani foi brutalmente agredido na cabeça com um cano por um morador de rua, embora tenha sobrevivido.

©2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.