Lula-Janja e a diplomacia da Brazuela. No Em Alta desta terça-feira (19), Guilherme Oliveira repercute as falas grosseiras de Janja da Silva, a famigerada primeira-dama do Brasil. Ela verbalizou impropérios gratuitos contra o empresário Elon Musk e destratou a plateia no evento G20 Social.
Além de criticar a postura de Janja, o comentarista destaca incoerências nas ações do governo Lula, especialmente em relação às suas políticas e a diplomacia brasileira. Guilherme Oliveira também questiona a falta de compromisso de Janja com causas sociais e o custo excessivo de eventos que ela organizou, além de relembrar a tensão nas relações internacionais do Brasil sob a gestão de Lula.
Acompanhe ao Em Alta todas as terças-feiras, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Lula-Janja e a diplomacia da Brazuela
O empresário americano Elon Musk comentou neste sábado (16) a declaração ofensiva que a primeira-dama brasileira, Janja Silva, fez contra ele durante um painel do G20 Social. “Eles vão perder a próxima eleição”, disse Musk, ao responder no X a um vídeo com o registro da fala da socióloga.
Janja defendia a regulamentação das redes sociais para combater a desinformação quandos seu discurso foi interrompido pelo sinal sonoro de um navio que passava próximo ao local do evento, na região portuária do Rio. "Deve ser o Elon Musk", disse, em tom de ironia, para depois usar a expressão vulgar “Fuck you, Elon Musk”.
Políticos da oposição também foram às redes sociais para repudiar a atitude desrespeitosa da primeira-dama. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou um print da resposta de Musk e afirmou que “temos mais um problema diplomático”.
Oposição repudia fala desrespeitosa
O deputado federal Marcel van Hatten (Novo-RS) disse que protocolou junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara um pedido de convocação do chanceler Mauro Vieira. Segundo ele, o ministro deve prestar esclarecimentos sobre “os impactos diplomáticos da declaração ‘cheia de classe’ e irresponsável de Janja”.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) definiu a atitude da socióloga como “inaceitável, inacreditável e vergonhosa”. “O Itamaraty ainda não entendeu que a atual primeira-dama do Brasil não tem nenhuma condição intelectual ou postura para participar de eventos internacionais?”, disse.
Nikolas Ferreira, deputado federal pelo PL de Minas Gerais, publicou, em inglês, a seguinte mensagem: “Janja da Silva, mulher de Lula, acabou de dizer ‘F*, Elon Musk, durante o painel social do G20. Esta é a esquerda ‘tolerante’”.
O senador Sergio Moro (União-PR) citou a resposta de Musk e disse que “a frase do dia foi dita em inglês”.
Lula reclama, mas ministro concorda com primeira-dama
Ao discursar no Festival Global Contra a Fome e a Pobreza, evento paralelo ao G20, no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) defendeu que a luta contra a fome e a pobreza deve ser feita sem xingar ninguém.
Antes da fala do presidente, a primeira-dama, Janja, causou polêmica ao xingar o empresário Elon Musk, dono do X e futuro secretário do governo do presidente eleito Donald Trump, nos Estados Unidos.
“Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade”, disse Lula.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, um fã incondicional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), afirmou que Janja falou o que estava entalado na garganta de muitos brasileiros.
"A verdade é que a Janja falou o que estava preso nas nossas gargantas. Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional”, escreveu o ministro em seu perfil na rede social X.
Assista ao Em Alta todas as terças-feiras
O programa Em Alta promove uma análise política ácida, sem medo e cheia de boas sacadas, pautada por um tema pertinente da semana. Com comentários de Guilherme Oliveira, o programa vai ao ar todas as terças, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.