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O casamento é um bem humano básico, uma fonte fundamental de significado e propósito em nossas vidas
O casamento é um bem humano básico, uma fonte fundamental de significado e propósito em nossas vidas| Foto: Imagem de StockSnap por Pixabay

Um estudo recente do American Enterprise Institute (AEI) indica que, pela primeira vez, mais homens jovens do que mulheres estão frequentando a igreja. A diferença, embora sem precedentes, é pequena: 34% dos homens da Geração Z não têm filiação religiosa, em oposição a 40% das mulheres da Geração Z. Mas os especialistas estão unidos na perplexidade sobre o motivo dessa reversão ter ocorrido. Eles se preocupam que isso possa apontar para — e exacerbar — uma crescente masculinização das igrejas, em vez de um aumento saudável na paridade religiosa entre homens e mulheres. No New York Times, Ruth Graham refletiu sobre o impacto das disparidades de educação e renda nos homens; seu colega Ross Douthat especulou sobre o efeito de "influenciadores masculinos" ou "forças socioeconômicas estruturais como desindustrialização e salários masculinos estagnados"; e outros, como Ed Kilgore, acham que jovens sedentos por poder estão buscando "sanção divina".

Essa mudança para a igreja pode ser inesperada, mas na verdade está enraizada no impulso mais natural de todos: um desejo por casamento e família. Os jovens estão buscando verdade e responsabilidade — e, em última análise, significado. Para a maioria dos homens, ao longo da história, uma fonte primária de significado tem sido o casamento e os filhos. E, como resultado, a Geração Z também está retornando ao casamento: a revista Newsweek relatou que 93% dos jovens da Geração Z estão interessados ​​em casamento, com apenas 7% desinteressados ​​(em comparação com 21% dos Millennials desinteressados). Em outro estudo, quase o dobro de Millennials [também conhecidos como Geração Y, são as pessoas nascidas aproximadamente entre os anos 1981 e 1996] do que Zoomers [também chamada de Geração Z, engloba as pessoas nascidas aproximadamente entre 1997 e 2012] relatam coabitar antes do casamento.

Jordan Peterson constantemente lembra seu público desta verdade — se você quer encontrar um propósito, case-se. O casamento oferece aos homens a oportunidade de se entregarem em amor e autossacrifício às suas esposas e filhos. O casamento em seu sentido tradicional — um homem e uma mulher se comprometendo um com o outro em amor mútuo para formar uma família — pode ter grande apelo para um homem em busca de um senso de propósito, cuja falta atualmente assola nossa sociedade. E se você é um homem em busca de uma mulher que queira se casar e ter uma família, sua melhor aposta para encontrá-la é na igreja.

Nas igrejas católicas e protestantes, o casamento e os filhos são exaltados como um bem humano básico, uma fonte fundamental de significado e propósito em nossas vidas. Na igreja que frequento com minha esposa e filhos, os bancos estão lotados de famílias jovens. Homens e mulheres jovens estão ansiosamente procurando alguém para se casar, e os filhos são celebrados como um presente de Deus. E isso é verdade na maioria das comunidades religiosas.

Há um entendimento de que Deus estabeleceu o casamento para o nosso bem, para ser a imagem do amor divino trinitário na terra e para procriar mais almas imortais. Esta é uma responsabilidade maravilhosa e aterrorizante e, como resultado, é gratificante. Quando os homens vão à igreja, eles não estão buscando um refúgio somente para homens ou amigável aos homens; eles estão buscando casamento. Eles entendem que as mulheres tendem a ser mais religiosas do que os homens. Como a pesquisa do AEI observa, a Geração Z é uma exceção. Em geral, as mulheres frequentam a igreja com mais frequência e levam a fé mais a sério do que os homens, e as mulheres nas comunidades da igreja são mais propensas do que seus pares seculares a valorizar o casamento e a família.

Muitos comentaristas parecem temer o retorno dos homens à igreja. Eles estão preocupados que isso seja parcialmente motivado por um desejo de dominação masculina e misoginia, uma espécie de reação contra a libertação feminina. Eles especulam que as igrejas se tornarão dominadas por homens à medida que as mulheres fogem dos "valores tradicionais", aquele bicho-papão da esquerda (e até mesmo de alguns da direita). No entanto, as igrejas nunca se tornarão efetivamente somente para homens, pelo simples fato de que os homens então as abandonariam. Até mesmo os grupos exclusivamente masculinos na igreja — irmandade masculina, grupos infantis separados para meninos e meninas — são predominantemente voltados para incutir as virtudes que fazem maridos e pais bons, responsáveis ​​e amorosos.

O cristianismo é mais adequado do que a maioria das outras visões de mundo para defender os valores que queremos ver em homens e mulheres. No verão passado, participei de um retiro católico silencioso exclusivamente masculino, o tipo de retiro que aumentaria a pressão arterial dos pessimistas sobre a religiosidade recém-descoberta da Geração Z. Sentei-me para muitas reflexões sobre o casamento, sobre ser pai e marido.

Em silêncio, ouvimos exames de consciência centrados em um tema simples — autossacrifício. A virtude central no cristianismo é o amor (1 Cor. 13:13), isto é, desejar o bem do outro. No casamento, homens e mulheres participam de um amor divino de autodoação completa para a outra pessoa. O bem do seu cônjuge deve ser o seu bem, e ainda mais importante do que o seu. E neste amor, não pode haver dominação.

Em Mulieris Dignitatem (“Sobre a Dignidade das Mulheres”), São João Paulo II explica que o projeto original de Deus era de parceria e submissão mútua. Um marido é chamado a amar sua esposa completamente, abnegadamente, até o ponto da morte. Os homens devem honrar suas esposas, tratá-las com dignidade e respeito, e colocá-las em primeiro lugar em todas as coisas. E do olhar de amor entre os cônjuges, idealmente, vêm os filhos.

O casamento visa a procriação, e a partir disso, um homem recebe outro conjunto de responsabilidades e desafios. Mas eles são propositais. A paternidade deve humilhar os homens — em parte por causa das inúmeras tarefas servis que devemos realizar com paciência e amor, mas também porque nossos filhos naturalmente nos amarão e admirarão muito mais do que merecemos. Sua primeira experiência do amor de Deus é através do amor de seus pais. Somos insubstituíveis em orientá-los e ensiná-los a virtude, e o amor de nossos filhos também deve nos motivar a nos tornarmos mais virtuosos.

O apelo do casamento e da paternidade para os homens não pode ser exagerado. Quase todo menino quer ser um cavaleiro e matar dragões. Esse impulso básico encontra uma saída no cristianismo. Os homens são chamados à liderança, mas de um tipo específico. Os cavaleiros inicialmente não eram nobres ou heroicos; eles eram essencialmente bandidos. Somente após a fundação do mosteiro de Cluny a França desenvolveu o código de cavalaria que chamava os cavaleiros para incorporar a virtude e o autossacrifício. Assim, também, hoje o cristianismo pode canalizar nosso desejo natural de matar dragões, direcionando-nos aos dragões certos. No cristianismo, meninos e homens são chamados ao heroísmo falando a verdade, servindo aos outros e incorporando um espírito de autossacrifício.

Devemos abraçar, não temer, a tendência de homens da Geração Z frequentarem a igreja. A masculinidade tóxica que comentaristas como Douthat e Graham uniformemente temem é uma característica não principalmente do cristianismo, mas da nova ortodoxia liberal. A nova ortodoxia esquerdista despojou os homens de propósito e, por sua vez, tornou a virtude muito mais difícil de obter.

Os homens têm medo de ser líderes e assumir responsabilidades, para não participarem do patriarcado. Eles fogem de papéis tradicionalmente masculinos, como protetores de suas famílias, para não serem vistos como "tóxicos". A nova ortodoxia, em vez disso, oferece sexo separado dos bens do casamento e da procriação, reduzido de sacramento a transação. O colapso dos valores institucionais tradicionais levou a um colapso do significado, substituído pela liberdade libertina desprovida de propósito.

É claro que os homens da Geração Z não são os únicos a sofrer os efeitos da nova ortodoxia. A geração Y e outros vivenciaram a epidemia de opioides, o declínio das taxas de casamento, o aumento das taxas de suicídio, a ansiedade crescente e uma série de outros males que estão, no mínimo, correlacionados com o colapso das normas e comunidades tradicionais. Em sua busca por uma maneira de contornar a crise de significado que assola seus mais velhos, a Geração Z está redescobrindo os bens humanos básicos do casamento e da família.

As igrejas precisam fazer o que podem para continuar essa tendência, e precisam fazer isso passando adiante as ricas verdades que foram transmitidas pela tradição cristã por 2.000 anos: responsabilidade e sacrifício dão sentido à vida, e a virtude vence o vício. As igrejas devem abraçar o papel de ensinar a verdade sobre a virtude, o que também significa encarar nossos vícios de frente. Os homens também precisam ouvir de seus líderes espirituais que eles ainda têm um papel importante a desempenhar — que o tipo particular de heroísmo dos homens ainda é necessário.

As igrejas devem abraçar e encorajar a busca dos homens pela verdade. Pois, assim como muitos na Geração Z e além começam a questionar a nova ortodoxia, eles estão percebendo que o lugar mais receptivo para essas perguntas — ou realmente, quaisquer perguntas — não são suas salas de aula universitárias ou seus bares locais, mas a igreja. Ao contrário da nova ortodoxia, a igreja tem um lugar para os céticos, e deve permanecer um refúgio para eles.

As igrejas também devem continuar a enfatizar ensinamentos milenares sobre a dignidade das mulheres. As mulheres sempre tiveram um papel único e importante na vida da igreja. Eles ficaram ao lado de Jesus na cruz quando a maioria de seus discípulos fugiu; elas foram as primeiras testemunhas da ressurreição e foram as primeiras líderes da igreja. E a Santíssima Virgem Maria continua sendo a primeira discípula e crente de Cristo, o modelo para nós na vida da fé cristã. A Igreja oferece a perspectiva mais profunda e profunda sobre as mulheres, e precisa defender essa visão. Pois a busca para manter os homens na igreja também requer manter as mulheres, e será a verdade que manterá ambos lá.

A Igreja se tornou um refúgio para mim: um lugar para questionar e ter esperança, um lugar para tentar melhorar com humilde submissão a Deus e um lugar para aprender a me tornar um pai e marido mais amoroso. Mas quando comecei a frequentar nossa igreja, fiquei perplexo. Talvez a parte mais desconcertante disso foi ver os jovens coroinhas, alguns com a idade do meu filho mais velho, silenciosamente, solenemente e seriamente ajudando na missa. Meu filho, por outro lado, estava esparramado no chão. Mas o tempo todo, ele os observava. Ele viu os coroinhas mais velhos ensinando aos mais novos os gestos corretos de reverência e respeito, lembrando-os calmamente de tentar ficar parados. Nessa mentoria, nesse culto, tive um vislumbre da concepção de masculinidade da igreja: força — controlada e voltada para o serviço aos outros. Na missa, os meninos receberam e encontraram significado no serviço. É isso que a igreja oferece; por mais louco que pareça de fora, é esse chamado para servir ao bem maior que torna a Igreja, e todas as igrejas, atraentes. E para a maioria de nós, o treinamento intensivo ao longo da vida a serviço do outro é o casamento.

Então é isso que as igrejas devem oferecer: a verdade. Ou seja, a verdade de que o casamento é um bem humano básico, que os pais são essenciais para os filhos, que os maridos têm um papel de liderar e amar com humildade e autossacrifício, e que todos somos chamados a servir a Deus.

Darren Geist é professor visitante na Universidade de Princeton e advogado atuante. Ele é casado e feliz pai de quatro filhos.

©2024 The Public Discourse. Publicado com permissão. Original em inglês: Man’s Search for Marriage

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