• Carregando...
Facebook
| Foto: BigStock

Acabei de processar o Facebook.

Eu não queria processar. Eu odeio processos judiciais. Tentei por um ano entrar em contato com alguém no Facebook para consertar as coisas, mas o Facebook não respondeu.

Aqui está o problema: o Facebook usa “verificadores de fatos independentes” para tentar reduzir as notícias falsas em seu site.

Esse é um objetivo nobre.

Infelizmente, pelo menos um “verificador de fatos” é um grupo alarmista que usa de forma inteligente suas conexões com o Facebook para interromper o debate.

O Facebook é uma empresa privada. Tem todo o direito de me isolar.

Mas não tem o direito de mentir sobre mim, no entanto foi exatamente isso que o Facebook e seu “verificador de fatos” fizeram. Isso é difamação e é simplesmente errado.

Meu vídeo desta semana mostra vídeos que o Facebook ocultou.

A difamação começou com o verificador de fatos, um grupo chamado Climate Feedback. O grupo não gostou que meu vídeo relatasse fatos sugerindo que a má gestão do governo provavelmente desempenhou um papel mais importante na causa dos incêndios florestais na Califórnia do que as mudanças climáticas.

O Climate Feedback fez o Facebook censurar isso como “enganoso” e criar um link para uma página que ainda declara a seguinte citação enganosa: “Os incêndios florestais são causados ​​por má gestão. Não pela mudança climática.”

Como se isso fosse algo que eu tenha dito. Mas eu não disse! Eu nunca disse isso.

Na verdade, eu disse: “A mudança climática piorou as coisas. A Califórnia esquentou três graus.”

Já trabalhei na NBC, CBS, ABC e Fox. Todos teriam me despedido se eu atribuísse falsamente uma citação.

Mandei um e-mail para a editora do Climate Feedback. Ela não respondeu. Mas dois dos três cientistas listados como seus “revisores” concordaram em dar entrevistas.

Stefan Doerr, da Swansea University, me surpreendeu ao dizer que nunca tinha assistido ao meu vídeo.

“Se está implicando que analisamos o vídeo”, disse Doerr, “está claramente errado”.

Outro crítico, Zeke Hausfather, do Breakthrough Institute, também não tinha visto o vídeo. “Certamente não escrevi um artigo para o Climate Feedback revisando o seu vídeo.”

Depois que ele assistiu, perguntei: “É justo dizer que o vídeo é enganoso?”

“Eu não penso necessariamente assim”, respondeu ele. “Embora haja muitos debates sobre o quanto enfatizar o manejo do fogo em comparação com as mudanças climáticas, seu artigo discutiu claramente que ambos eram os culpados.”

Ainda assim, nem o Climate Feedback nem o Facebook voltarão atrás em sua difamação.

Então as coisas pioraram. Reexibi um vídeo sobre os mitos da mudança climática intitulado “Are We Doomed?” [Estamos condenados?]

Três cientistas do clima argumentam que não estamos “condenados” porque podemos nos adaptar às mudanças climáticas. Eles convidaram alarmistas do clima para debater. Ninguém mais faria isso.

O Climate Feedback fez o Facebook ocultar esse vídeo também, e declará-lo “parcialmente falso”. Por quê?

Apenas um de seus revisores concordou em dar uma entrevista.

Patrick Brown, da San Jose State University, não gostou do meu vídeo sugerir que os EUA podem se ajustar ao aumento do nível do mar. Ele afirmou que o nível do mar pode subir 60 metros.

“Você está citando um extremo”, eu apontei. “O IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas] não considera isso provável.”

“Não sei se eles avaliam a elevação do nível do mar para 1.000 anos”, ele respondeu. Não, eles não fazem isso.

É um absurdo que o Facebook permita que o Climate Feedback me censure sobre algo que pode acontecer em 1.000 anos.

O Climate Feedback também citou meu vídeo por questionar a alegação de que os furacões ficaram mais fortes.

Mas Brown, o próprio revisor do Climate Feedback, disse: “É errado que você tenha sido criticado por dizer isso. … O IPCC [não] afirma que [os furacões] … estão aumentando. ”

Mais tarde, Brown nos disse que fui citado por "omitir informações contextuais, e não por citar ‘fatos’ específicos ‘errados’”.

Então, sua “checagem de fatos” não checa… fatos?

Ainda assim, eles classificaram meu vídeo como "parcialmente falso", que o Facebook define como conteúdo que "inclui algumas imprecisões factuais". Meu vídeo não continha nenhuma imprecisão factual, e eles sabem disso.

O Climate Feedback e seu grupo pai, o Science Feedback, usam o Facebook para censurar muitas pessoas responsáveis, como os escritores científicos John Tierney, Michael Shellenberger e Bjorn Lomborg.

O Facebook tem todo o direito de escolher quem pode usar sua plataforma. Mas o Facebook não tem o direito legal de mentir consciente e imprudentemente sobre o que eu digo. Isso é difamação.

Espero que meu processo faça o Facebook pensar duas vezes antes de fazer isso de novo — comigo ou com qualquer outra pessoa.

John Stossel é apresentador do programa "Stossel" na Fox Business Network e autor de "No They Can't! Why Government Fails—But Individuals Succeed" ["Não, eles não podem! Por que o governo falha — mas os indivíduos têm sucesso"].

©2021 Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]