• Carregando...
Igor Rostislavovich Shafarevich
Igor Rostislavovich Shafarevich ocupa um lugar de destaque no panteão dos matemáticos do século XX| Foto: Wikimedia Commons

Igor Rostislavovich Shafarevich não é exatamente um nome conhecido, mas o homem merece ser lembrado, um século após seu nascimento e seis anos após sua morte. Em 1923, ele nasceu em 3 de junho em Zhytomyr, Ucrânia, cerca de 160 km a oeste de Kiev. Ele morreu em 2017, aos 93 anos, deixando notáveis contribuições para a matemática e, de muito maior interesse para mim, uma poderosa denúncia da antiga calamidade conhecida como socialismo.

Shafarevich ocupa um lugar de destaque no panteão dos matemáticos do século XX. Seu nome está associado a numerosos teoremas e fórmulas pioneiras que eu não consigo entender, mas que são celebradas como geniais entre os conhecedores numéricos. Em 1981, ele foi até mesmo admitido na prestigiosa Royal Society de Londres como um dos cientistas estrangeiros mais brilhantes a fazer parte de sua membresia.

Crescendo na Ucrânia sob o socialismo imposto pelos soviéticos, Shafarevich nutria dúvidas sobre o sistema desde cedo. Em seus 30 anos, ele começou a entrar em conflito com o sistema por causa de seu apoio veemente à fé ortodoxa oriental em um império oficialmente ateu. Ele eventualmente se tornou um dissidente antimarxista fervoroso e um aliado de Andrei Sakharov, o físico famoso por defender os direitos humanos contra os ataques do regime. Apesar de suas credenciais de classe mundial em matemática, Shafarevich foi demitido da Universidade de Moscou por sua colaboração com Sakharov.

Quando o grande Aleksandr Solzhenitsyn (autor de O Arquipélago Gulag e outras obras seminais) proferiu seu famoso discurso na Universidade de Harvard em 1978, ele citou um livro de Igor Shafarevich que havia sido publicado três anos antes. Solzhenitsyn, na verdade, escreveu o prefácio para a tradução em inglês do livro. Intitulado 'The Socialist Phenomenon' [O Fenômeno Socialista], é a incursão mais significativa e memorável de Shafarevich fora da matemática e deve ser considerada um clássico entre as críticas volumosas e definitivas ao socialismo. Minha cópia, adquirida em 1981, está repleta de marcações e anotações onde encontrei insights que não queria esquecer.

As primeiras 200 páginas do livro fazem uma análise das ideias e experimentos socialistas na história, desde Platão e a Grécia até a Mesopotâmia, Egito e China, até a civilização inca na América do Sul. Você pode ler uma boa tradução do capítulo do livro sobre os incas aqui. A nação inca foi efêmera (não conseguiu se defender contra alguns poucos espanhóis), mas talvez seja a sociedade mais rigorosamente regimentada e centralmente planejada que o mundo já conheceu.

No terço final do livro, ou cerca de cem páginas, Shafarevich oferece sua análise do socialismo. Ele argumenta de forma convincente que "pelo menos três componentes do ideal socialista — a abolição da propriedade privada, a abolição da família e a igualdade socialista — podem ser deduzidos de um único princípio: a supressão da individualidade".

O socialismo se apresenta em múltiplos sabores, é claro, mas a versão não adulterada promete "a maior igualdade possível". Isso é o ápice da hipocrisia e da ilusão, argumenta Shafarevich, porque ao mesmo tempo, o socialismo oferece "uma estrita regulação de toda a vida, que seria impossível sem controle absoluto e uma burocracia onipotente que geraria uma desigualdade incomparavelmente maior".

As pessoas participam da vida como indivíduos pensantes e atuantes, não como partes indistinguíveis de uma massa coletivista. "A criatividade cultural, especialmente a criatividade artística, é um exemplo", aponta o autor. Os italianos do Renascimento não pintaram A Última Ceia. Leonardo da Vinci pintou. "E em períodos em que os movimentos socialistas estão em ascensão, o apelo à destruição da cultura é ouvido cada vez mais claramente", explica Shafarevich.

O socialismo é fundamentalmente anticultura porque busca substituir a iniciativa individual por ditames padronizados de cima para baixo. Seu plano centralizado e mandatório é, em última análise, uma sentença de morte porque "não apenas as pessoas, mas até mesmo os animais não podem existir se reduzidos ao nível das engrenagens de um mecanismo". Shafarevich escreve:

"Todos os aspectos da vida que a tornam atraente e lhe dão significado estão ligados a manifestações de individualidade. Portanto, uma implementação consistente dos princípios do socialismo priva a vida humana de individualidade e simultaneamente priva a vida de seu significado e atração… isso levaria à extinção física do grupo em que esses princípios estão em vigor e, se eles triunfassem pelo mundo, à extinção da humanidade.

O coletivismo que o socialismo defende é, em última análise, uma miragem. Não há uma "massa" que pensa e age. Somente os indivíduos o fazem. Portanto, o chamado "coletivo" se reduz a alguns indivíduos exercendo poder sobre outros indivíduos. O socialismo é, portanto, canibalismo animado pela filosofia. Shafarevich essencialmente disse isso ao mundo há meio século, e o mundo ainda luta para aprender.

Pelo menos, devemos agradecê-lo por nos informar neste centenário de seu nascimento.

©2023 FEE Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês: The Russian Mathematician Who Exposed the Cannibalistic Nature of Socialism
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]