Uma fala espontânea acabou saindo cara para o procurador do Ministério Público de Goiás Fernando Krebs. Ele terá de pagar R$ 90 mil ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes por tê-lo chamado de “maior laxante do Brasil”. A sentença saiu só agora, mas o motivo da comparação foi a concessão de habeas corpus pelo ministro para um número considerável de pessoas presas por meio da Operação Lava Jato, em 2018.
E como final do ano é época só de boas notícias, vem mais uma por aí: os estados resolveram aumentar o ICMS aplicado sobre as compras de produtos via "marketplaces" estrangeiros, como Shein, Shopee e AliExpress. A famosa “taxa das blusinhas” vai passar de 17% para 20% em 2025. E o que isso tem a ver com a quebradeira dos Correios? É o que o comentarista Thiago Melo conta nesta edição do Em Baixa.
Procurador comparou Gilmar Mendes a laxante
A declaração de Krebs ocorreu durante uma entrevista de rádio, quando o procurador disse que Gilmar “solta todo mundo, principalmente os criminosos de colarinho branco”. Ele foi condenado por danos morais.
“Nós temos o caso do Gilmar Mendes, que é considerado o maior laxante do Brasil. Ele solta todo mundo, sobretudo os criminosos de colarinho branco. Então, nós temos esse problema no Judiciário, mas nós temos uma legislação horrorosa”, disse o procurador na ocasião.
O ministro vai destinar os R$ 90 mil ao Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), que presta assistência jurídica a migrantes.
"Taxa das Blusinhas" estadual vai de 17% para 20%
Os estados decidiram elevar o imposto cobrado nas compras de produtos via "marketplaces" estrangeiros. A alíquota do ICMS nessas operações – uma espécie de "taxa das blusinhas" estadual – vai passar de 17% para 20%. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (6) e entra em vigor em 1.º de abril de 2025.
Havia intensa especulação sobre uma possível alta para 25%, patamar que era discutido pelos estados desde o início do ano. Apesar das negativas, nesta sexta o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz), que pautou a decisão, comunicou o reajuste do imposto para 20%, atribuindo a redução a "um esforço conjunto para fortalecer a economia nacional".
Assista ao Em Baixa todas as sextas
Política com humor, humor com política. É assim que o comentarista Thiago Melo conduz o Em Baixa, que aborda o lado tragicômico do noticiário. O programa vai ao ar todas as sextas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora