O pensamento econômico sólido também remove os antolhos. Os efeitos de uma política em todos os grupos são considerados, não apenas em um grupo.| Foto: BigStock
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A economia é o estudo da ação humana — as escolhas que as pessoas fazem em um mundo de escassez. Escassez significa que as pessoas têm desejos ilimitados, mas vivemos em um mundo de recursos limitados. Por causa desse fato, as pessoas precisam fazer escolhas, e escolhas implicam em trocas. As escolhas que as pessoas fazem são influenciadas pelos incentivos que enfrentam e esses incentivos são moldados pelas instituições — regras do jogo — sob as quais as pessoas vivem e interagem com outras.

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Neste ensaio, explicarei oito ideias e darei exemplos do modo de pensar econômico.

1 - Conheça a diferença entre preço e custo

Muitas vezes ouvimos como certos países são maravilhosos porque oferecem “saúde de saúde gratuita” ou “educação gratuita”. Muitos também dirão “eu consegui de graça” porque não pagaram com dinheiro.

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O erro está em não entender a diferença entre preço e custo. Por exemplo, as pessoas costumam dizer: “O café com leite da Starbucks me custou cinco dólares” ou “O ingresso de cinema me custou quinze dólares”. Custo em economia significa o que você desiste ou sacrifica. Nestes exemplos, os preços eram US$ 5 e US$ 15. Mas o custo do café com leite talvez fosse o sanduíche que alguém poderia ter comprado com os mesmos US$ 5, e o custo do filme talvez fossem os três cafés com leite que alguém poderia ter comprado com os mesmos US$ 15.

Rotular saúde e educação como “grátis” não é apenas errado — “não existe almoço grátis” — também é enganoso. Como diria meu ex-professor Walter E. Williams: “A menos que você acredite em Papai Noel ou na Fada dos Dentes, o dinheiro tem que vir de algum lugar”. Você pode não receber uma conta médica nesses países, mas desconta mais do seu salário (ou seja, impostos) e pode ter que esperar muito mais para fazer esse teste ou fazer aquela cirurgia “menor” (da perspectiva dos burocratas). Você paga com dinheiro ou tempo, mas de qualquer forma, você paga! Os impostos também são usados ​​para pagar escolas públicas, o que é mais um exemplo de como as pessoas chamam algo de “gratuito” quando não é.

Há uma diferença entre preço zero e custo zero. Pode haver um preço zero ($0), mas nunca há um custo zero.

2 - Ações são mais importantes do que declarações

“Ações falam mais alto que as palavras” é uma expressão idiomática bem conhecida. Os humanos agem, e o ato de escolha nos diz algo. Considere este exemplo: uma pessoa entra em uma loja da Apple e vê o preço do último iPhone e resmunga com raiva: “Que roubo”, mas ainda assim compra o telefone.

Quando alguém faz algo voluntariamente, demonstra sua verdadeira preferência no momento. Assumindo que os indivíduos agem em interesse próprio ​​e irão subjetivamente pesar o custo e benefício de uma ação, e, também assumindo que não é um direito ter a propriedade privada de algo (como o já mencionado iPhone da Apple), então quando uma pessoa entra em uma loja da Apple e compra o novo iPhone, o indivíduo obviamente espera se sentir melhor de alguma forma naquele momento. Dizer que a Apple “tirou vantagem” do cliente disposto seria tolice, já que a Apple, ou qualquer empresa privada, não pode forçar as pessoas a comprar seu produto. Uma coisa é dizer algo, mas a prova está no ato da escolha.

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3 - Falácia do custo irrecuperável: não chore pelo leite derramado

“Não chore sobre o leite derramado” significa que o que está feito está feito. Os únicos custos que devem entrar em nossa tomada de decisão são os custos de oportunidade futuros. Os custos passados ​​são “afundados”. O exemplo típico para explicar a falácia dos custos irrecuperáveis ​​é o exemplo do filme. Você gasta US$ 15 para ver um filme e uma hora nesse filme de três horas você percebe que é horrível e só vai piorar. No entanto, seu sentimento é que você deve ficar e obter o valor do seu dinheiro. Isso é um pensamento econômico ruim. Os $15 se foram, então não perca as próximas duas horas do seu valioso tempo — levante-se e vá embora.

A maioria de nós conhece pessoas que estavam (estão) em um relacionamento horrível ou namorando o tipo errado de pessoa (talvez isso se aplique a você). Mas a sensação de “já passei dois anos da minha vida com essa pessoa” pode levar a uma má decisão. Muitos acabam se casando com a pessoa para justificar o investimento de tempo.

Se você gosta de si mesmo, não perca os próximos dois anos de tempo precioso. É melhor estar solteiro do que em um relacionamento ruim (mas isso é para outro ensaio).

4 - Aprenda a pensar na margem

O nível ótimo ou eficiente de poluição não é zero. O número ideal de mortes no trânsito ou lesões esportivas também provavelmente não é zero. O número ideal de pessoas sendo infectadas por um vírus não é zero. O nível ideal de segurança não é a segurança perfeita.

O nível ideal de segurança é menos do que a segurança perfeita. Nada é de graça, incluindo mais segurança – as compensações estão sempre envolvidas porque sempre há um custo de oportunidade quando fazemos algo, mesmo coisas como viajar, praticar esportes ou interagir com outras pessoas.

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A tomada de decisão incremental é o que os economistas chamam de pensar na margem. Marginal significa uma unidade adicional ou extra. Cada vez que tomamos uma decisão é como se estivéssemos calculando o benefício marginal (o benefício de mais uma unidade) e o custo marginal (o que seria abdicado para adquirir mais uma unidade) da ação. O modo de pensar econômico diz que algo deve ser feito até que o benefício marginal (BM) seja igual ao custo marginal (CM). Há também um conceito conhecido como lei da utilidade marginal decrescente – cada unidade adicional dá cada vez menos utilidade ou benefício.

Queremos ar puro para que nossos olhos não fiquem irritados quando saímos e nossos pulmões não queimem quando respiramos. No entanto, se o desejo é o ar perfeitamente limpo, isso significaria não haver mais carros, aviões, barcos ou navios e trens (alguns realmente desejariam essa situação, pelo menos teoricamente). Isso acarretaria enormes custos para a sociedade.

Vejamos de outra forma. Se eu estalar os dedos e deixar o Oceano Pacífico perfeitamente limpo, mas depois colocar uma gota de óleo em algum lugar do oceano sem o conhecimento de todos, valeria a pena gastar dinheiro, tempo e outros recursos para caçar aquela gota de óleo? O benefício marginal de encontrar e remover uma gota de óleo em quintilhões de galões de água seria menor que o custo marginal. Em inglês simples, não vale a pena. Novamente, o nível ótimo de poluição é algum, não zero.

Quando se trata de estudar, praticar um esporte ou instrumento musical ou namorar alguém antes de se casar, você pode pensar: “Quanto mais tempo, melhor”. Eu sou uma pessoa literal, então se eu dissesse aos meus alunos: “Quanto mais você estudar, melhor”, isso significaria que eles nunca comeriam, beberiam, dormiriam ou passariam tempo com a família e amigos. Mas o senso comum diz que depois de estudar por um certo período de tempo, a maioria dos alunos dirá: “Entendo” ou simplesmente “hora de seguir em frente”. Por que perder mais tempo estudando?

Além disso, se você estiver em um lugar em sua vida em que está pensando em se casar, o objetivo do namoro é obter informações sobre a outra pessoa para que você possa tomar uma boa decisão. Por fim, você chega a um ponto em que tem informações suficientes para propor, aceitar uma proposta ou terminar com essa pessoa. Quando pedi minha esposa em casamento, não tinha informações perfeitas sobre ela, mas minhas informações eram boas o suficiente. Claro, mais um mês de namoro teria me dado algum benefício marginal em termos de informações adicionais sobre ela, mas cheguei a um ponto em que tinha informações suficientes — onde BM = CM.

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“Bom o suficiente é bom o suficiente” é o que os economistas querem dizer com fazer algo até que o benefício marginal seja igual ao custo marginal. A regra BM=CM implica que o pensamento “mais é melhor” não é o ideal. Uma aspirina do frasco pode ajudar sua dor de cabeça, mas é perigoso pensar: “Bem, se uma é boa, a garrafa inteira é melhor”. Sim, sua dor de cabeça irá embora, mas você também.

5 - Vantagem Comparativa: A capacidade de fazer algo não significa que se deva

Em uma aula de economia padrão, os alunos aprendem vantagem absoluta e vantagem comparativa. O primeiro significa ser capaz de produzir mais do que outro com a mesma quantidade de recursos ou usar menos recursos para produzir uma saída. Este último significa ser capaz de fazer algo a um custo de oportunidade menor do que outro.

Como sempre há um custo de oportunidade ao fazer algo, às vezes é vantajoso pagar alguém para fazer algo, mesmo que tenhamos o conhecimento e as habilidades para fazê-lo nós mesmos. Isso também tem aplicações para a política comercial. Só porque os Estados Unidos (na verdade, indivíduos nos Estados Unidos) podem produzir certos produtos não significa que devemos. Tudo bem se nem tudo que compramos disser “Made in USA”, porque se o governo tentar “proteger os empregos americanos” e começar a impor tarifas e cotas, não estaremos salvando empregos americanos. É mais correto dizer que estamos salvando determinados empregos em detrimento de outros empregos americanos. É claro que a boa política e a boa economia geralmente seguem direções diferentes.

6 - Oferta e demanda: entenda como funcionam os preços

A reclamação de que as empresas podem cobrar "o que quiserem" é um disparate. Por exemplo, por que os cinemas cobram apenas US$ 8 pela pipoca e não US$ 8.000 ou US$ 8.000.000 se supostamente podem cobrar o que quiserem? Existem dois lados em uma transação de mercado, e é essa interação de vendedores e compradores que determina o preço. O interessante é que muitas vezes as mesmas pessoas reclamando são as que fazem barulho comendo aquela pipoca durante o filme.

7 - Troca voluntária é ganha-ganha que cria uma torta maior

Os empreendedores ficam ricos se criam um produto ou serviço que agrega valor para um grande número de pessoas. A menos que os empreendedores recebessem privilégios especiais do governo, eles não tiravam dinheiro de seus clientes à força.

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A raiva dirigida aos “ricos” baseia-se na falácia de pensar que a economia é uma torta de tamanho fixo. Em outras palavras, aqueles que criticam os “podres ricos” acreditam que eles pegaram um pedaço grande demais, deixando menos torta para o resto de nós, pessoas comuns. A realidade é que esses empreendedores assaram uma torta maior. Eles se beneficiaram, mas nós também!

Em uma transação comercial, as trocas são voluntárias e o comércio voluntário é uma situação em que todos saem ganhando. O empreendedor ganha (assim como os funcionários que ele contrata) e os clientes ganham.

8 - Falácia das boas intenções: não se esqueça dos custos invisíveis

Intenções e resultados nem sempre são a mesma coisa. O modo de pensar econômico nos ensina a considerar possíveis consequências não intencionais de nossas próprias ações ou das ações de políticos. Só porque algo soa bem ou parece certo não significa que um determinado objetivo será alcançado. Na verdade, o próprio problema que está sendo tratado pode piorar.

O pensamento econômico sólido também remove os antolhos. Os efeitos de uma política em todos os grupos são considerados, não apenas em um grupo. Isso ajuda os indivíduos a ver através das alegações dos políticos de que uma política salvará empregos americanos quando, na realidade, apenas algum grupo de interesse especial se beneficiará às custas de outros americanos. Quando os políticos confiscam dinheiro (ou seja, impostos) para construir estádios esportivos usando o argumento “isso criará empregos”, o erro é se concentrar nos empregos vistos e negligenciar o invisível – o custo de oportunidade desses dólares de impostos.

Conclusão

Há muito mais a dizer sobre esse assunto chamado economia e há muitos outros exemplos do modo de pensar econômico que eu poderia ter incluído. Alguns caracterizam a economia como senso comum aplicado; ainda assim, a economia também nos dá insights contraintuitivos.

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Este é o poder e a beleza da economia

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
©2022 FEE Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês.