Ouça este conteúdo
Em uma noite decepcionante para os republicanos, o governador Ron DeSantis arrasou no estado da Flórida, derrotando seu adversário, o congressista Charlie Crist, por quase 20 pontos. Antes do surgimento de DeSantis, a Flórida nos deixava em dúvida se ficaria azul [democrata] ou vermelha [republicana] até altas horas da noite da eleição ou, no caso da eleição de 2000, semanas depois. Mas ficou claro bem antes da meia-noite desta terça-feira (08) que a Flórida ficou vermelha. De Portsmouth a Puget Sound, os republicanos interessados em replicar a “vitória histórica” de DeSantis devem aprender com essas oito regras.
1. Mantenha-se no ataque
Dada a inclinação para a esquerda da grande mídia, os republicanos muitas vezes ficam acuados na defesa. Como presidente, Donald Trump chamou a mídia de “inimiga do povo”, mas também parecia ansiar por sua aprovação. DeSantis, por outro lado, reescreveu a cartilha republicana permanecendo no ataque praticamente sem parar por quatro anos. Ele se recusou a se curvar ou se desculpar por qualquer coisa que dissesse ou fizesse, mesmo quando a mídia o chamava de “DeathSantis” por manter o estado aberto durante o Covid ou descaracterizou sua lei de Direitos dos Pais na Educação (falsamente difamada como “Não diga gay”). Como ele disse em seu discurso de vitória na noite de terça-feira: “Recebemos os golpes, resistimos às tempestades, mas permanecemos firmes, não recuamos”.
A cada semana, ou assim parecia, o governador levava a luta a um novo alvo: corporações lacradoras como a Disney, sindicatos intransigentes de professores, as grandes empresas de tecnologia, juízes e promotores progressistas que se recusavam a seguir a lei, ou líderes de “cidades-santuário” que “abraçaram” imigrantes ilegais — desde que não se instalassem em lugares como Martha's Vineyard.
2. Você pode criar sua própria maioria com a abordagem correta
Quando DeSantis assumiu o cargo, os democratas desfrutavam de uma pequena vantagem no registro de eleitores em todo o estado, mas agora os republicanos detêm uma vantagem de 300.000 eleitores. Ele, sem dúvida, conquistou alguns nativos da Flórida, mas provavelmente o fator muito maior aqui foi seu esforço para inspirar conservadores de mentalidade semelhante a se mudarem para a Flórida dos estados azuis. (E talvez isso ajude a explicar, em parte, por que Gretchen Whitmer, Kathy Hochul e outros governadores progressistas em apuros sobreviveram). Eu me mudei para a Flórida do Oregon em 2019 até certo ponto porque admiro DeSantis e sua abordagem de governança, então me considero um membro desse movimento.
Os conservadores na Flórida temiam que os refugiados pandêmicos dos estados azuis “votassem como faziam no Norte”, mas isso não parece ter acontecido. Como DeSantis afirmou na quarta-feira (09) à noite, “a agenda woke fez com que milhões deixassem essas jurisdições [do estado azul] para pastagens mais verdes. A Flórida, para muitos deles, serviu como a terra prometida”. Enquanto outros republicanos evitavam tornar a pandemia um tópico em suas campanhas, DeSantis naõ fugiu dela, lembrando-nos em todas as oportunidades como ele manteve o estado livre.
3. A competência importa
A Flórida é um estado com baixos impostos, com um superávit orçamentário saudável e um governo bem administrado em quase todos os aspectos. Ele contou seus votos com mais rapidez e eficiência do que quase qualquer outro estado nas duas últimas eleições. A maioria dos moradores da Flórida considera excelente a resposta do governo DeSantis ao furacão Ian. Eu moro no condado de Pinellas, que estava sob ordens de evacuação, e nunca esquecerei como, quando saímos da cidade dirigindo para o norte pela rodovia I-75, legiões de veículos de socorro de emergência passaram por nós para o Sul. Como se viu, nunca ficamos sem energia. Outros não tiveram a mesma sorte, mas a velocidade com que a energia foi restabelecida e as pontes e outras infraestruturas reabertas foi notável. Os resultados das eleições provaram a satisfação dos moradores: nos condados mais atingidos no sudoeste da Flórida, DeSantis obteve cerca de 70% dos votos.
4. Você não precisa necessariamente ir para o centro para conquistar independentes
Os republicanos podem ter uma vantagem de quase 300.000 eleitores no estado, mas DeSantis venceu por mais de 1,5 milhão de votos. A escola comum de pensamento é que os políticos devem se concentrar no centro para conquistar os independentes. DeSantis nunca fez isso. Em vez disso, ele elaborou uma agenda ousada e assumidamente conservadora e viajou pelo estado incansavelmente promovendo-a. Como Ronald Reagan provou, você pode construir uma ampla coalizão com uma plataforma conservadora, mas você tem que ser um comunicador eficaz e um grande vendedor. DeSantis foi ambos.
5. Você pode redesenhar o mapa político sem ser indulgente
DeSantis obteve uma vitória de dois dígitos no condado de Miami-Dade, que é 70% hispânico – “reescrevendo o mapa político”, como ele disse, sem o tipo de favorecimento étnico que os estrategistas alegam ser necessário para ganhar o voto hispânico. Os hispânicos geralmente têm as mesmas prioridades que outros americanos, e a maioria rejeita a ideologia woke. Durante anos, esses mesmos estrategistas insistiram que os republicanos precisam abraçar a anistia para imigrantes ilegais e uma fiscalização suave da imigração para ganhar o voto latino. Mas as pesquisas rejeitam esse conselho. Na verdade, de acordo com uma pesquisa recente da Telemundo, os imigrantes latinos apoiaram a transferência de imigrantes de DeSantis para Martha's Vineyard ainda mais fortemente do que os hispânicos nascidos nos EUA.
6. Crie uma cultura onde a cultura woke não possa prosperar
Exceto para a extrema esquerda, os americanos de todos os matizes e cores estão fartos da ideologia woke [lacradora], e Ron DeSantis fez da luta contra a ideologia woke um princípio orientador no cargo. Aqui está o que ele disse em seu discurso de vitória: “Abraçamos a liberdade, mantivemos a lei e a ordem, protegemos os direitos dos pais, respeitamos nossos contribuintes e rejeitamos a ideologia woke. Lutamos contra os lacradores na legislatura, lutamos contra os lacradores nas escolas, lutamos contra as corporações lacradoras, nunca nos renderemos à turba lacradora. A Flórida é onde a ideologia woke vai para morrer.”
Compare essa retórica com os clichês usados pelos líderes republicanos em Washington. Na noite de terça-feira, por exemplo, o líder do Partido Republicano, Kevin McCarthy, disse que os republicanos “ofereceriam uma nova direção que colocaria nosso país de volta nos trilhos”. "Os republicanos estão prontos para fazer acontecer", continuou ele. “É uma nova direção em direção a uma economia forte, onde você pode encher seu tanque, alimentar sua família, onde seus salários crescem e não diminuem.” Foi um discurso padrão; os eleitores já ouviram tudo isso antes. A entrega enérgica de DeSantis e as mensagens pontuais, em contraste, falam com um eleitorado irritado e inquieto.
7. Forneça uma abordagem orientada por políticas que funcione
Além das manchetes, o quanto você sabe sobre Ron DeSantis? Você provavelmente já ouviu falar que ele estava em uma equipe da Little League World Series em 1991 [campeonato de beisebol voltado para pré-adolescentes], que serviu com distinção na Marinha, que tem diplomas de Yale e Harvard, mas provavelmente não muito mais — e isso é intencional. DeSantis pode se relacionar com o homem comum — em uma festa do Dia de São Patrício este ano em Dunedin, ele bebeu uma cerveja em sete segundos ao som de gritos de “EUA! EUA!” — mas ele não vai ao The View [programa popular na TV americana] para nos dizer que tipo de roupa íntima ele prefere ou o que ele comeu no café da manhã ontem. Ele cresceu em um bairro da classe trabalhadora e ainda deve parcelas do crédito estudantil à faculdade, mas não ostenta suas raízes humildes. Ao contrário de um certo outro político que ele poderia enfrentar nas primárias presidenciais de 2024, DeSantis se concentra na política e não em si mesmo. Em uma era de influenciadores e narcisismo extremo, os eleitores parecem apreciar isso como uma lufada de ar fresco.
8. Dê atenção às mães
Os republicanos se saíram mal nos últimos anos na busca pelo voto feminino, mas DeSantis sabiamente conquistou as mães concentrando-se na educação. Ele aumentou significativamente o salário dos professores, expandiu dramaticamente as opções de escolha da escola em meio a fortes objeções dos sindicatos dos professores e lutou para impedir que as escolas se envolvessem em doutrinação consciente nas salas de aula. Mais importante, ele foi sem dúvida o mais ferrenho defensor da manutenção das escolas abertas durante a pandemia. Quase todas as mães na Flórida têm amigos e parentes em estados azuis que tiveram que fazer malabarismos com seus horários para lidar com o fechamento de escolas e reaberturas híbridas irritantes, então elas apreciaram o fato de nossas escolas estarem fechadas por apenas três meses. Não temos pesquisas de boca de urna mostrando a parcela exata do voto feminino que DeSantis obteve, mas você não ganha por 20 pontos com um desempenho ruim com metade do eleitorado.
Some tudo e os eleitores da Flórida gostaram do que viram. Certamente outros republicanos tentarão replicar a maneira como ele conseguiu combater as guerras culturais e governar efetivamente ao mesmo tempo.