Departamento de Energia dos Estados Unidos apontou em investigação que o vírus da Covid-19 possivelmente vazou de um laboratório de Wuhan, na China| Foto: Pixabay
Ouça este conteúdo

No fim de semana, o Departamento de Energia anunciou que sua própria investigação sobre o assunto concluiu que o vírus da Covid-19 provavelmente foi liberado do laboratório de virologia em Wuhan. Tenho certeza de que pensei o mesmo que todo mundo: se vendarmos uma criança e dermos a ela um pedaço de pau para bater em Anthony Fauci [como em uma pinhata], o bom médico se abrirá e não revelará nada por dentro, exceto milhares de doses de hidroxicloroquina?

CARREGANDO :)

Ah, só eu pensei?

Nas últimas semanas, houve uma enxurrada de notícias confirmando que os esquerdistas estavam errados e os conservadores esquisitos estavam certos, pelo menos nas questões importantes. Obrigatoriedade de máscaras é inútil, dizem todas as evidências. A imunidade natural é tão protetora quanto a da vacina, ou mais ainda, contra quadros graves da Covid-19. E agora outra agência governamental admite que o vazamento do laboratório provavelmente aconteceu.

Publicidade

Suponho que seja algum consolo ter o reconhecimento tardio de que não éramos loucos durante os últimos três anos. Mas não posso recuperar esses anos. Nem meus filhos podem recuperar essas horas de desenvolvimento quando poderiam ter sido ensinados por professores sem máscara.

Infelizmente, estamos tão bravos com o Facebook, o YouTube e os esquedistas por acrescentarem suas "verificações de fatos" estúpidas e erradas às nossas postagens sobre esses assuntos que estamos negligenciando o fato de que a China e todos os que financiaram o laboratório de Wuhan deveriam ser responsabilizados ​​por sua negligência, que resultou em milhões de mortes precoces, na destruição de milhões de meios de subsistência, em caos econômico e conflitos civis.

Trinta e cinco meses atrás, arrisquei uma opinião leviana sobre a teoria do vazamento de laboratório aqui.

"Estou me aproximando mais uma vez da teoria de 'escapou de um laboratório de virologia'". (Tweet de 2 de abril de 2020, @michaelbd.)

Se você percorrer as respostas, verá uma grande fatia do histórico de opinião na época. Uma porcentagem significativa das respostas pergunta se eu acho que surgiu do Cometa Ping Pong, uma referência às crenças conspiratórias do "Pizzagate" [alegações segundo as quais líderes democratas pedófilos usariam pizzarias como fachada para tráfico de crianças].

Publicidade

A única lição que aprendi com a era Covid-19 é que a verdade simplesmente não tem peso contra os modismos da elite. Ninguém na história, exceto um punhado de nazistas, jamais foi punido por articular o que era a opinião da elite da moda na época. Nessa teoria, o conservadorismo cético é pouco mais do que evidência de má adaptação social. É uma espécie de declaração — tola ou vaidosamente orgulhosa — de que suas opiniões não importam para a sociedade. No momento em que essa posição é vingada, a questão não importa mais. Tudo o que resta é uma vaga lembrança de que você era um “problema”.

As únicas pessoas que se beneficiam por estarem certas sobre algo são as implacáveis na autopromoção, açoitando um Substack [nova rede de blogs e newsletters de grande sucesso]. Todo mundo que está errado da maneira certa escreve para a revista Atlantic e para o New York Times.

Então aqui está outro protesto inútil contra a opinião da moda. À luz das próximas decisões da Suprema Corte sobre ação afirmativa em admissões em faculdades, eu postulo que não há nenhum setor da vida americana que gostaria dos resultados se instituições formadoras de elite, como Harvard ou Yale, escolhessem nossos futuros líderes apenas com base no “mérito”. Muito menos os conservadores, que rapidamente verão seus filhos ficarem ainda mais atrás das conquistas acadêmicas de suas filhas.

Harvard e Yale encontrarão uma maneira legal de discriminar e escalar os membros de suas instituições como um filme de Hollywood ou um anúncio da United Colors of Benetton, algo que você não tem permissão para fazer com sua empresa ou clube de golfe. Como Harvard e Yale acreditam em suas missões, ao contrário do Augusta National Golf Club, elas se safarão de praticar a discriminação racial e de gênero.

Tendo decidido por um dia que escrever opiniões é uma atividade inútil, apenas criando um registro dos esforços inúteis de alguém para influenciar os outros — eu desisti pelo resto da tarde. Houve a única nevasca deste inverno. Como todas as outras ocasiões em que opiniões rejeitadas foram vingadas pelos fatos, veio tarde este ano. Levei as crianças até uma colina e as observei cair, se espatifar e rir até seus rostos ficarem vermelhos e suas pernas doerem.

Publicidade

Depois que voltamos, sequei suas botas nas colunas impressas de Thomas Friedman, Charles Blow e Jennifer Rubin.

©2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.