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Funcionário varre calçada de hotel perto da Times Square praticamente vazia, na região de alguns teatros da Broadway, em março do ano passado: lockdown levou ao cancelamento de shows um ano antes
Funcionário varre calçada de hotel perto da Times Square praticamente vazia, na região de alguns teatros da Broadway, em março do ano passado: lockdown levou ao cancelamento de shows um ano antes| Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

Os lockdowns da Covid salvaram vidas? As estatísticas podem ajudar a responder à pergunta.

Em abril, os economistas do livre mercado Phil Kerpen, Stephen Moore e Casey B. Mulligan publicaram um documento de trabalho para o National Bureau of Economic Research [Departamento Nacional de Pesquisa Econômica] intitulado “Um Relatório Final sobre a Resposta dos Estados à Covid-19”. O estudo considerou três variáveis ​​para todos os 50 estados norte-americanos e Washington DC: resultados de saúde (medidos pela mortalidade ajustada), desempenho econômico ao longo da pandemia (medido pelo desemprego e PIB) e o efeito da pandemia na educação (medido pela porcentagem de instrução pessoal cumulativa). Os autores investigaram as relações entre as três variáveis ​​usando regressão linear simples, uma ferramenta para resumir e estudar as relações entre duas variáveis ​​contínuas. Este método produz um coeficiente de correlação que avalia tanto a força quanto a direção da relação entre as duas variáveis.

Os resultados: lugares com economia em lockdown não tiveram melhores resultados de saúde, escolas abertas foram ligeiramente correlacionadas negativamente com resultados de saúde e o bloqueio de escolas e economias foi altamente correlacionado.

Como os dados subjacentes estão disponíveis, executei minha própria análise, e os resultados foram praticamente os mesmos. De fato, a relação entre os resultados de saúde e os efeitos econômicos foi estatisticamente insignificante. O mesmo aconteceu com a relação entre resultados de saúde e escolas abertas. Assim, não se pode concluir que bloqueios econômicos ou fechamento de escolas foram associados a salvar vidas durante a pandemia. Existia uma relação significativa entre os estados que adotaram lockdown na economia e fecharam as escolas, o que significa que os governos que estavam dispostos a fechar as empresas também mandavam os alunos para casa. Em última análise, se um estado ou distrito bloqueou a economia ou fechou escolas, dificilmente previu a saúde de quem mora lá.

Em suma, o lockdown causou danos à economia, impediu a educação e prejudicou o desenvolvimento das crianças. Evidências empíricas mostram que essas políticas foram imprudentes. Da próxima vez que funcionários do governo tentarem destruir vidas e meios de subsistência em nome da segurança, devemos ter essas descobertas em mente.

Brendan Patrick Purdy é formado em matemática, filosofia e ciência de dados e escreve para a Law & Liberty.

© 2022 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês.

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