Carl Vinson e sua frota| Foto: Matt Brown/US Navy/AFP

China e Rússia enviaram navios de inteligência de suas marinhas para perseguir o porta-aviões de propulsão nuclear Carl Vinson, que os Estados Unidos enviaram para as proximidades da Península Coreana, informaram autoridades japonesas ao jornal Yomiuri Shimbun.

CARREGANDO :)

Ao que tudo indica, os países pretendem sondar os movimentos dos EUA, que não descartaram uma ação militar contra a Coreia do Norte, mesmo com o fracasso da nação na tentativa de lançar um míssil no sábado (15). O envio dos navios de busca de inteligência parece ser um modo de enviar um sinal de alerta aos Estados Unidos.

As Forças de Autodefesa do Japão também estariam fortalecendo a vigilância nas águas e no espaço aéreo próximo às Coreias.

Publicidade

Leia também: EUA e Coreia do Norte podem entrar em guerra a qualquer momento, alerta China

Priorizando a estabilidade na Península da Coreia, China e Rússia demonstraram preocupação com a posição dura escolhida pelos EUA ao tratar do assunto com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, que acredita que a questão deve ser resolvida pacificamente através de esforços políticos e diplomáticos.

No sábado, a Coreia do Norte celebrou o 105° aniversário de Kim Il Sung, considerado o pai da nação. No próximo dia 25 é a vez do país comemorar o 85°ano da fundação de suas Forças Armadas, mantendo a postura de que pretende realizar um teste nuclear na ocasião.

Colaborou: Mariana Balan.