Na edição desta sexta (27) do Em Baixa, Thiago Melo faz uma análise do resultado de uma pesquisa realizada pela CB Cawi Research, da Argentina, que aponta um fato curioso acontecendo na política da América do Sul. Os presidentes mais bem avaliados do continente sul-americano são os de direita!
Javier Milei, presidente da Argentina, lidera o ranking, enquanto alguns de esquerda assumiram posições mais baixas, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, classificado em 5º lugar em um total de 10 países avaliados. Segundo o levantamento, Milei teve 51,8% de aprovação, enquanto o presidente do Brasil, o Lula, apareceu no ranking com 44,3% de aprovação, contra 53,1% de desaprovação.
Mesmo sendo alvo constante de críticas do Partido dos Trabalhadores (PT), Milei e outros presidentes de direita dominam o topo do ranking político, fato curiosamente ignorado pela imprensa brasileira. Mas, em julho, quando Lula liderava a mesma pesquisa, a mesma imprensa celebrou e divulgou amplamente o resultado.
Profissionais liberais na mira da reforma tributária
No episódio, Thiago Melo aborda ainda a aprovação da reforma tributária pelo Congresso, que resultará em um aumento significativo para profissionais liberais dos mais diversos setores que atuam como pessoa jurídica.
Com a implementação da reforma tributária, PIS e Cofins serão substituídos pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que é um tributo federal. Já o ISS será substituído pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unifica tarifas estaduais e municipais. Juntos, CBS e IBS formarão o chamado IVA (imposto sobre valor agregado).
Mesmo beneficiados com uma alíquota reduzida em 30% em relação à taxação padrão na reforma tributária, profissionais liberais devem ver seus impostos quase dobrarem, o que deve encarecer os preços dos serviços para o consumidor final.
Assista ao Em Baixa todas as sextas
Política com humor, humor com política. É assim que o comentarista Thiago Melo conduz o Em Baixa, que aborda o lado tragicômico do noticiário. O programa vai ao ar todas as sextas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.