As mudanças climáticas constituem o problema que mais afeta o mundo hoje, de acordo com os jovens da geração Y que participaram da edição 2017 da pesquisa do World Economic Forum. Com 48,8% dos respondentes colocando este tópico como o mais importante, essa é apontada como a maior preocupação dos millennials.
Setenta e oito por cento dos entrevistados afirmaram que estariam dispostos a “mudar de estilo de vida para proteger o ambiente”.
Leia também: Como as mudanças climáticas se tornaram uma questão de fé
Os jovens foram questionados também sobre quais são os fatores que mais contribuem para a desigualdade no país do entrevistado e qual o tipo de descriminação que causa mais danos à sua nação. Na primeira pergunta, a resposta mais mencionada foi “corrupção e falta de transparência” (48,6%) e, na segunda questão, a “renda” foi eleita a maior discriminação (29,8%).
A pesquisa entrevistou 31 mil jovens com idade entre 18 e 35 anos, de mais de 186 países, a fim de entender quais as maiores preocupações da geração. Os países que mais tiveram participantes foram Alemanha, México, Estados Unidos, El Salvador, Índia, Benin, Palestina, China, Canadá, Malásia, Ucrânia, Espanha, Brasil, Suíça, Chile, Filipinas e Costa Rica.
Confira o ranking dos maiores problemas do mundo elencados pelos jovens:
1- Mudanças climáticas e destruição da natureza (48,8%)
2 - Conflitos de larga escala e guerras (38,9%)
3 - Desigualdade de renda e discriminação (30,8% )
4 - Pobreza (29,2%)
5 - Conflitos religiosos (23,9%)
6 - Corrupção/transparência de contas públicas (22,7%)
7 - Segurança da água e alimentação (18,2%)
8 - Falta de educação (15,9%)
9 - Segurança, bem-estar e proteção (14,1%)
10 - Falta de oportunidades econômicas e emprego (12,1%)