Retorno do X: quando e como será a volta da plataforma. O comentário de Guilherme Oliveira discute a importância da democracia e a liberdade de expressão, destacando a censura e o papel dos intelectuais e políticos no Brasil.
Além disso, ressalta o papel dos Poderes na definição de quando e como será o retorno da rede social X, de Elon Musk. A plataforma que foi censurada no Brasil pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e puniu mais de 22 milhões de brasileiros.
O comentarista conduz o telespectador à ideia de que o X vai retornar logo após as eleições municipais de 2024. Não trazendo consequências para ministros e juízes, mas punindo a população em busca da informação.
Retorno do X
A suspensão do X pelo ministro Alexandre de Moraes perdurou a maior parte do período de campanha eleitoral e prejudicou a discussão de propostas e o engajamento do eleitor, sem, no entanto, fazer diferença na contenção de falsidades e jogo sujo sobre os candidatos a prefeito e vereador.
Na decisão em que proibiu o uso da plataforma no Brasil, em 30 de agosto, Moraes argumentou que, sem uma representação legal no país que atendesse às ordens judiciais de remoção de conteúdo, o X potencializaria “a massiva divulgação de mensagens ilícitas […] acarretando forte carga de desinformação ao eleitorado brasileiro, com a caracterização de diversos ilícitos eleitorais e possibilitando gravíssimos atentados à democracia”.
Está muito claro, entretanto, que o banimento temporário do X está muito mais para um "só não quero ele funcionando durante as eleições". As notícias que correm é que Moraes já mandou desbloquear as contas do X no país e tão logo o pleito de 2024 se encerre, a mágica irá acontecer e a rede social retornará.
Desprezo pelo cidadão
O que se enxerga, na verdade, é o total desprezo pela população, pela liberdade de expressão e jogo limpo. Moraes não deseja que o X opere no Brasil, ao menos agora. A plataforma se tornou o maior símbolo da democracia recente, sendo espaço de denúncias, inclusive contra ministros do STF, além da informação rápida e precisa.
Não são poucos os que se utilizam do X para promover seus negócios, investimentos, ganhar o "pão de cada dia". Ou seja, Moraes tirou o direito do cidadão trabalhar, ter sua renda, realizar sonhos. O desprezo da elite pelo povo é da mesma envergadura que o ódio que eles sentem pela democracia.
Assista ao Em Alta todas as terças
O programa Em Alta promove uma análise política ácida, sem medo e cheia de boas sacadas, pautada por um tema pertinente da semana. Com comentários de Guilherme Oliveira, o programa vai ao ar todas as terças, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.