Ouça este conteúdo
Em uma visita, Xi Jinping fez mais para que o governo da cidade de San Francisco limpasse as ruas do que qualquer americano poderia.
Obviamente, a cidade de San Francisco realmente consegue desocupar os acampamentos de sem-teto, remover as fezes humanas e as seringas das calçadas e fazer o centro parecer limpo e brilhante em questão de dias. Tudo o que é preciso é motivação suficiente, como receber uma visita do ditador chinês Xi Jinping.
Até mesmo o jornal The New York Times não pode negar a ironia de que a chegada de Xi e de outros líderes estrangeiros esteja estimulando esforços que, presumivelmente, poderiam ter sido iniciados e realizados a qualquer momento com motivação suficiente:
"Na Market Street, a principal avenida da cidade, os trabalhadores de manutenção nivelaram calçadas irregulares e instalaram compensados sobre canteiros de árvores vazias. Nas áreas externas, uma equipe reformou uma praça há muito tempo abandonada, transformando-a em um parque de skate e café ao ar livre com mesas de pingue-pongue, tabuleiros de xadrez e variedades de plantas em vasos. Em outros lugares, os trabalhadores pintaram faixas de pedestres decorativas e murais novos, apagaram grafites, recolheram montes de lixo e retiraram andaimes para mostrar uma torre do relógio reformada no Ferry Building [terminal para balsas na Baía de San Francisco]. Talvez a mudança mais óbvia tenha sido vista no Speaker Nancy Pelosi Federal Building [Edifício Federal Nancy Pelosi, prédio federal de San Francisco], na esquina das ruas Seventh e Mission, a menos de um quilômetro do centro de conferências."
Antes de prosseguir, posso apenas destacar o quanto é irritante viver em um país com tantas figuras genuinamente heróicas, antigas e pouco reconhecidas, e ainda assim nomearmos coisas em homenagem a políticos cujas maiores realizações foram trazer muitos fundos federais para seus candidatos? Eu percebo que no estado da Virgínia Ocidental, essa afirmação é uma blasfêmia.
De maneira perfeitamente irônica, em agosto, "funcionários do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA aconselharam centenas de funcionários em San Francisco a trabalhar remotamente no futuro próximo devido a preocupações com a segurança pública fora do Edifício Federal Nancy Pelosi na rua Seventh." Como comentou o senador republicano do Iowa, Joni Ernst, para proteger o prédio nomeado em homenagem à presidente da Câmara, que disse que os muros de fronteira são "imorais", os funcionários federais ergueram uma cerca alta de arame.
Em outras palavras, a avaliação oficial do governo federal é que o Edifício Federal Nancy Pelosi não é um lugar seguro para ninguém, o que me parece uma metáfora exagerada.
De volta à limpeza impulsionada por Xi:
"Por dois anos, um mercado persistente de fentanil na esquina e um acampamento de sem-teto se tornaram características do bairro. As pessoas usavam drogas regularmente em um ambiente adjacente.
A maioria delas aparentemente desapareceu em um piscar de olhos.
"Vamos lá! Façam as malas", um segurança disse repetidamente a alguns retardatários na segunda-feira, que estavam debruçados sobre pedaços de papel alumínio, que se tornaram comuns para drogas."
É quase como se o governo da cidade de San Francisco percebesse Xi Jinping como o chefe que precisa impressionar, em vez dos eleitores cujos impostos exorbitantes (incluindo um imposto sobre vendas de 8,625%!) pagam os salários dos funcionários municipais. Se vale a pena tornar a cidade mais segura, limpa e atraente para uma visita de Xi, do presidente Biden e de um monte de diplomatas... por que não vale a pena deixá-la mais segura, limpa e atraente para quem reside ali em tempo integral?
Por outro lado, a cidade esta apenas movendo os sem-teto para fora dos bairros da cúpula, sem se importar para onde eles vão, desde que estejam fora das câmeras. Uma afiliada local da CBS relatou: "O Departamento de Moradia e Apoio Social de San Francisco não está abrindo nenhuma capacidade de abrigo especial para a APEC [sigla em inglês para Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico]." Ah, sinta a compaixão! É em momentos como este que se percebe que uma cidade administrada por democratas progressistas é simplesmente melhor administrada do que sua cidade natal, porque o governo da cidade se importa muito.
Se você está se perguntando quem pagou os US$ 20 milhões para cobrir os custos de sediar a cúpula da APEC, os principais doadores incluem: "os Pritzkers, os Fishers, a Alphabet Inc. Google e a Apple Inc.", e o Graton Casino & Resort, que é de propriedade e operado pelos Índios Federados da Graton Rancheria [são uma tribo indígena americana reconhecida federalmente].