Nesta semana, o suposto comediante Stephen Colbert recebeu Kaitlan Collins, da CNN, para discutir a eleição presidencial de 2024. No meio da entrevista, Colbert começou a fazer uma pergunta a Collins, com toda sinceridade: "Eu sei que vocês são objetivos lá na CNN, vocês apenas reportam as notícias como são." Colbert, presumivelmente, esperava que sua audiência – todos fãs de Kamala Harris, já que Colbert é o apresentador mais à esquerda na televisão noturna – concordasse.
Em vez disso, eles riram.
Eles riram porque todos na América sabem, neste ponto, que a mídia se tornou estenógrafa do Partido Democrata. Esse processo já estava em andamento há décadas, mas acelerou dramaticamente sob Barack Obama.
A candidatura de Obama não foi tratada como uma candidatura normal em 2008; histórias relevantes que iam desde sua associação com o radical antissemita que odiava a América, Jeremiah Wright, até suas conexões corruptas na política de Chicago, foram rapidamente varridas para debaixo do tapete, consideradas irrelevantes na busca de Obama pela Casa Branca. A mídia se tornou torcedora.
E eles não pararam.
Eles passaram quatro longos anos tratando Donald Trump não apenas como um pária, mas como um traidor do país. Cada tweet de Trump era tratado como uma declaração de guerra contra o povo americano; cada política de Trump era recebida com o tipo de horror normalmente reservado para guerras nucleares.
Enquanto isso, meios de comunicação não tradicionais eram considerados desinformação, ameaças à própria república. Redes sociais que ousavam permitir a distribuição de tais mídias alternativas eram elas mesmas alvo, sendo consideradas perigos à democracia.
Então, Joe Biden foi eleito. Pelos próximos três anos e meio, a mídia fez o seu melhor para tratar suas políticas como benevolentes e inteligentes, mesmo enquanto a inflação subia a níveis recordes em quatro décadas e o Oriente Médio entrava em chamas. Eles tratavam sua evidente senilidade não como uma questão de controvérsia, mas como um fato estabelecido: Era um fato, diziam eles, que ele estava indo muito bem. Claro, ele poderia estar envelhecendo, mas estava tudo lá.
Então Biden destruiu tudo. Insistente em sua própria durabilidade e comando intelectual – acreditando em seus próprios recortes de imprensa, presumivelmente – Biden se envolveu em um debate com Trump. Ele procedeu a desmoronar em rede nacional.
E por aproximadamente três semanas, a mídia fez seu trabalho. Eles fizeram perguntas. Eles pressionaram os legisladores democratas e os insiders da Casa Branca.
E Biden se afastou.
Então, rápido como um raio, a mídia tradicional voltou à sua identidade da era Obama: como burros de carga para Harris. A mesma candidata que eles antes consideravam incompetente e desajeitada, a mesma vice-presidente que eles antes consideravam irrelevante e desagradável, agora era uma deusa da oratória política. Sua herança da nomeação democrata significava uma nova rodada de prostração da mídia tradicional diante da nova herdeira coroada.
E a herdeira não deve ser questionada. Nem sobre suas mentiras. Nem sobre as políticas de sua administração. Nem sobre suas posições caleidoscopicamente mutantes ou sua horrivelmente desonesta escolha para vice-presidente.
Já se passaram 25 dias desde a nomeação de Harris. Ela não respondeu a uma única, solitária, pergunta difícil. Ela não deu uma única entrevista – nem mesmo aos aliados. Ela não fez uma única coletiva de imprensa séria.
E a mídia aplaude.
É por isso que a audiência de Colbert debocha da CNN. Porque eles conhecem a verdade, como todos: que a mídia tradicional é um veículo de propaganda a favor do Partido Democrata. Que atuam como uma Guarda Pretoriana para Harris. Que merecem menos que zero respeito por seu pseudo-jornalismo.
Eles podem ser capazes de manter o atual círculo de silêncio ao redor de Harris. Eles podem ser capazes de impulsioná-la à Casa Branca apenas com base em impressões. Mas mais cedo ou mais tarde, o povo americano vai perceber os truques da mídia tradicional e perceber que ela pertence à lixeira da história.
Copyright 2024 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês: The Legacy Media’s Last Gasp?
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