Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
intervenção militar

Um em cada quatro brasileiros é a favor do envio de tropas à Venezuela

Tropas venezuelanas participam de coletiva de imprensa concedidade pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino Lopez, em Fort Tiuna, em Caracas, em 14 de agosto de 2017 | FEDERICO PARRA/
AFP
Tropas venezuelanas participam de coletiva de imprensa concedidade pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino Lopez, em Fort Tiuna, em Caracas, em 14 de agosto de 2017 (Foto: FEDERICO PARRA/ AFP)

Saques, mortes, violação de direitos humanos, inflação exorbitante, fome, protestos nas ruas, anulação do parlamento, multidões buscando refúgio nas fronteiras. Notícias sobre este cenário venezuelano, já consagrado como a mais nova ditadura na América Latina, têm levado brasileiros a avaliar como insuficiente a forma como governo Michel Temer se posiciona sobre a crise no país vizinho. De acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, um em cada quatro brasileiros é a favor que o Brasil envie tropas militares para intervir na Venezuela.

Ao todo, são 29,4% dos entrevistados favoráveis à medida, enquanto 67,4% são contrários e 3,2% afirmam não saber opinar sobre o assunto. Deste público, os homens compõem a maioria das pessoas que responderam apoiar uma intervenção militar, com 34,5% dos entrevistados. A faixa etária que se mostra mais favorável a agir internacionalmente é de 16 a 24 anos de idade, com 40,7% do público. 

Além disso, ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, a maior parte dos apoiadores do envio das tropas para Caracas, 38,6%, é moradora do Sul do Brasil — 30,7% são do Sudeste, 27,3% do Nordeste e 20,1% do Norte e Centro-Oeste. Com margem de erro de 2% para os resultados gerais, a pesquisa envolveu uma amostra de 2.468 pessoas e foi realizada através de um questionário online, entre os dias 8 e 11 de agosto. 

Caos 

Desde que a crise venezuelana se intensificou, em abril deste ano, 163 pessoas já morreram no país durante confrontos envolvendo forças de segurança, apoiadores e opositores do regime do presidente Nicolás Maduro. O Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais estima que, ao longo desses últimos quatro meses, tenham ocorrido 6.729 protestos em 22 de 24 estados do país. 

Na tentativa de fugir desse caos, uma legião de refugiados tem buscado recomeçar a vida além das fronteiras da Venezuela. Pelo menos 30 mil venezuelanos vieram para o Brasil neste ano. Destes, cerca de 9 mil pediram oficialmente refúgio à Polícia Federal, o que inclui de jovens a famílias inteiras. A principal porta de entrada é Pacaraima, Roraima, cidade de 12 mil habitantes, mas que já está no limite, com 25 mil pessoas vivendo no local. 

Suspensão 

Essa situação tem ecoado junto à comunidade internacional. Recentemente, a Venezuela foi suspensa do bloco do Mercosul por ruptura da ordem democrática. A medida ocorreu após a aprovação da Assembleia Constituinte de Maduro, que anulou o Parlamento, tomou plenos poderes no país e vai reescrever a Constituição venezuelana. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.