Veja 12 aplicativos para smartphone que podem ser úteis para decorar a casa| Foto:
Manuela Mitre, autora do blog Casa da Id&a, tem no smartphone as referências para escolher a decoração do quarto da filha
Tela do aplicativo Houzz, com fotos de ambientes para inspirar sua produção

O tom de amarelo na tela do computador era exatamente o que a mãe da de­­signer de interiores Ca­­roline Tonon Ramos, 19 anos, imaginava para as paredes do quarto de casal. Com o auxílio do aplicativo de uma marca de tintas, baixado no iPhone, Caroline capturou a imagem no aparelho e pôde encontrar imediatamente o nome e o código da cor que atendia aos desejos da mãe. "Encon­tramos a tonalidade no catálogo e aproveitamos para conferir várias opções de combinação para cortina, tapete e almofadas", revela Ca­­ro­­line.A designer de interiores conheceu os aplicativos ao visitar sites de marcas de tintas e na própria loja de aplicativos da Ap­­ple. Por en­­quanto ela testa as possibilidades com os programas gratuitos. "Tenho intenção de adquirir os pagos, que não são caros e têm ainda mais possibilidades que os aplicativos de download livre", afirma. Além do auxílio com as cores, Caroline utiliza um aplicativo de nivelação. "Basta marcar o ponto zero. Os quadros fi­­cam retinhos. Mesmo quem não é profissional da área consegue usar com facilidade", diz.

CARREGANDO :)

Marcas de tintas, como Suvinil, Coral e Sherwin Williams, que têm aplicativos gratuitos, apostam no sucesso desses aparelhos de última geração como forma de divulgação e impulso para as vendas. A brasileira Suvinil lançou o aplicativo Suvinil Cores há cerca de um mês. Segundo a gerente de propaganda e promoção da marca, Daniela Ferreroni, em quatro dias de lançamento o aplicativo estava em primeiro lugar na sessão de downloads gratuitos da Apple Store.

"O usuário pode localizar uma cor que o inspira na natureza ou na moda", explica Daniela. É só fazer a foto com o celular, que o aplicativo localiza a cor. "Também pode buscar a cor ideal conforme o local a ser decorado (cidade, campo, praia) e a sensação que transmite cada tonalidade", diz. O aplicativo ainda oferece ajuda técnica, como calculadora de tinta, lista de ferramentas e de produtos.

Publicidade

Praticidade

Para comprar móveis sem ter de carregar papel com metragens e trena para medir os objetos, a engenheira química e designer de interiores Manuela Mitre, administradora do blog Casa da Id&a – casadaidea.wordpress.com –, tem em seu iPhone aplicativos que fazem o serviço e armazenam as informações. "Utilizo fotografias como referência para levar em lojas em vez de sair com computador debaixo do braço ou cheia de anotações", comenta. Manuela está grávida de seis meses e os aplicativos de cores têm ajudado na montagem do quarto do bebê. "Os detalhes são em vermelho. Ter a referência da cor na mão a qualquer momento é importante para escolher tecidos e comparar tonalidades."