| Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A tendência da arquitetura e da decoração aponta para a diversidade e a mescla de estilos, épocas e cores. É o que poderá ser visto nos ambientes da 6.ª Mostra Artefacto, que começou em Curitiba na semana passada. Há produtos com DNA autêntico da grife e outros inspirados em pesquisas ao redor do mundo, em especial China, Índia e Itália. Nas novas peças da Artefacto, linhas retas e limpas do estilo italiano foram deixadas para valorizar as orgânicas e sinuosas. Há um retorno muito forte do uso dos espelhos, inclusive em mesas e aparadores. Os tons são os terrosos, que estão em alta e aquecem os ambientes. Outra tendência é a sustentabilidade ambiental - madeiras de demolição e de reaproveitamento são transformadas em belas peças.

CARREGANDO :)

Para a área de estar do Loft da Designer, a arquiteta Margit Soares usou um pufe de chenile no tom berinjela (tecido desenvolvido pela Artefacto), que ganhou a aparência de veludo molhado. Ao lado, a poltrona Liana giratória leva um revestimento branco em elastano, com acabamento de algodão natural, para se moldar perfeitamente ao seu desenho.

Para que o casal passe a maior parte do tempo no quarto, a arquiteta Maylin Ling fez uma composição com uma mesa de trabalho e uma poltrona de leitura, junto à cama. A colcha é em branco, com detalhes coloridos combinando com o panô da parede. Destaque para a parede (ao fundo) com uma fina camada de mármore translúcido, iluminada por trás, dando um belo efeito nos veios da pedra.

Publicidade

A poltrona no escritório, projetado pela arquiteta Claudia Victorelli, é revestida com um couro chamado gleise. É um material sintético importado, feito com exclusividade para a grife, que tem toque e aparência do couro natural. "Estamos incentivando cada vez mais que se use o que parece natural, mas não é, para preservar a natureza", diz Wair de Paula, diretor de estilo da Artefacto.

Desenho clean

No spa, ambiente projetado pelas arquitetas Daniela Barranco e Deisy Cruz, foram utilizadas duas chaises assinadas pelo designer anglo-egípcio Karim Rashid, considerado um dos mais expressivos da atualidade. "Comprei a chaise com exclusividade, pois achei que tinha a cara do mobiliário modernista brasileiro", diz Wair de Paula, diretor de estilo da Artefacto. As chaises têm o interior em alaranjado, um desenho limpo e linhas que remetem às criações dos anos 50 e 60, dos arquitetos Oscar Niemeyer e do português Joaquim Tenreiro.

* * * * *

Serviço: a 6.ª Mostra Artefacto/Banco Real de Design Contemporâneo fica aberta até julho de 2008. A visitação é gratuita, das 9 às 19 horas de 2.ª a 6.ª e aos sábados, das 10 às 14 horas. A loja fica na Rua Comendador Araújo, 672 (entre a Rua Buenos Aires e a Alameda Presidente Taunay). Informações: (41) 3023-2223.

Publicidade