A partir do dia 10, os curitibanos poderão conhecer mais sobre a vida de Alberto Santos Dumont. O edifício que leva o nome do aviador entregue ontem pela construtora Hugo Peretti abriga uma exposição de imagens exclusivas do "pai da aviação". O visitante poderá conferir 12 reproduções de fotos que retratam a história de Dumont.
Ontem, a construtora fez o lançamento da mostra, que ocorreu junto à entrega do edifício e teve presença do sobrinho-bisneto de Dumont, Marcos Villares Filho. O diretor da construtora, Hugo Peretti Neto, explica que o empreendimento e a mostra são homenagens ao aviador. "Muitas vezes, nós brasileiros esquecemos de nossos conterrâneos, que tiveram importância para a história."
A empresa conseguiu reproduções de imagens originais cedidas pelo Museu do Ipiranga (em São Paulo) e pela própria família do aviador. As imagens mostram a dedicação e o êxito do primeiro homem a voar em uma máquina que utiliza meios próprios de vôo.
Há registros do aviador trabalhando, diz Rodrigo Barros, diretor de marketing da Cross Comunicação, empresa que organizou a mostra. "Como ele fazia adaptações de automóveis, temos imagens em que aparece estudando os veículos". Também há reproduções de seus aviões, como o 14 Bis e o Demoiselle. Em destaque, estará a foto do aviador contornando a Torre Eiffel, em Paris, a bordo de um dirigível que construiu. Ao fim da exposição, a construtora fará um sorteio entre os visitantes. O ganhador indicará uma escola pública que receberá as fotos. "Como essas imagens são raras, a proposta é que a escola seja privilegiada ao recebê-las."
Serviço: A mostra ficará aberta de 10 de novembro a 15 de dezembro, das 9 às 11h e das 14 às 18 h, no edifício Santos Dumont (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.579 Ecoville). A entrada é gratuita.
Tombo na popularidade coloca Lula em risco e governo tenta reagir com mais populismo
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Bolsonaro passa Lula e Michelle desponta em nova pesquisa para 2026
Departamento de Musk revela recurso do Tesouro que dificulta rastreio de trilhões do orçamento