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Dê olho no crescimento imobiliário de Curitiba, empresas do ramo decidiram deixar a concorrência de lado para trabalhar juntas e estimular a venda e a locação de imóveis. Essa parceria é conhecida como rede de negócios. Cada rede é formada por diversas imobiliárias que unidas funcionam como se fossem apenas uma.

"Elas estão interligadas por um programa de computador que permite aos corretores consultar ao mesmo tempo o estoque de imóveis disponíveis em todas as imobiliárias", explica o diretor de atendimento de empresas do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci), Jean Michel Galiano. Desta forma, os imóveis para venda ou locação têm mais destaque já que podem ser vistos por diversas imobiliárias ao mesmo tempo.

Facilidade

A vantagem para quem procura um imóvel para locação ou venda está na facilidade de acesso. "Antigamente, para alugar um apartamento o inquilino costumava ir em diversas imobiliárias. Hoje, em apenas uma ele consegue visualizar todas as unidades disponíveis na rede", diz Galiano.

Além disso, se há o interesse em visitar o imóvel, as redes fornecem ao cliente serviço de motoboy, que pega as chaves em qualquer das imobiliárias da rede e as leva ao interessado. "Somente na hora de fechar o contrato é que o cliente deverá ir à empresa responsável pela unidade a ser alugada ou vendida", explica Carlos Dornfeld, presidente da Rede de Negócios Imobiliários (Redeimóveis).

União

Para as imobiliárias, a parceria ajuda a fortalecer a marca e o conceito de redes. Também estimula a busca por um número crescente de oferta além de baratear o custo de anúncios e balizar o valor de mercado.

Em Curitiba, existem quatro diferentes parcerias: a Redeimóveis, a Rede Imóveis Paraná, a Rede Imóvel Fácil e a Rede Apolar. Segundo Dornfeld, a união das imobiliárias permite ações que até então eram impraticáveis no mercado, como a publicação de uma revista mensal e um volume maior de anúncios em jornais.

Custos

As redes também garantem parcerias com universidades para aprimorar a mão-de-obra dos corretores e atendentes, além de reduzir os custos. "Trabalha-se com um padrão de atendimento que garante o diferencial de mercado, conforme o perfil de cada uma", explica o presidente da Rede Imóveis Paraná, Marco Tadeu Barbosa. O fortalecimento do mercado também é um ponto importante, segundo o presidente da Rede Imóvel Fácil, Daniel Marcon. "Existe a troca também entre as redes, o que ajuda a otimizar a relação de trabalho."

Daniel Galiano, da Rede Apolar, explica ainda que, apesar de trabalharem juntas, as imobiliárias continuam com autonomia. "Quando o proprietário deixar o imóvel para vender com determinada empresa, esta será a responsável por este bem, inclusive pela publicação dele no mercado. Se outra imobiliária da rede vender este mesmo imóvel, o proprietário deve pagar uma única comissão (o que já é de praxe no mercado), que será dividida entre as duas empresas que participaram do negócio."

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