A Agre, holding que desde o ano passado reúne as incorporadoras Abyara, Agra e Klabin Segall, ampliará sua atuação em Curitiba em 2010. Com três empreendimentos em andamento na capital, a empresa abrirá este mês um escritório que abrigará a sede da Regional Sul da companhia. Um dos objetivos do investimento é recuperar a confiança do mercado curitibano, após a turbulência financeira enfrentada pela Abyara em 2008. "Temos a certeza que o resgate da confiança se dará com a execução das obras tanto do Botânica quanto do Reserva Ecoville", afirma o diretor da Agre para São Paulo e Unidade Sul, Astério Safatle.
Os empreendimentos foram lançados pela Abyara entre 2007 e 2008. O primeiro é construído pela paranaense JL e tem 91% das unidades vendidas. As obras estão em andamento e, de acordo com o executivo, o prazo de entrega deve ser mantido em duas etapas, janeiro e junho de 2011. "A primeira fase pode ter um pequeno atraso, mas nada que gere um impacto no prazo final da obra e no nosso compromisso com os clientes", diz.
O Reserva Ecoville, que terá quatro torres, é construído em parceria com a Gafisa, tem 60% das unidades comercializadas e está em fase de fundação. "O prazo de entrega da primeira fase do empreendimento está firmado para outubro de 2011", garante Safatle.
A parceria com a Gafisa será mantida em outros dois projetos no Ecoville. O recém-lançado edifício comercial Office Life, que deve ficar pronto no segundo semestre de 2012, e o Parque Ecoville, condomínio de alto padrão com seis torres residenciais que será lançado este ano. "Existe um potencial muito grande para aquela região que consegue abrigar tanto empreendimentos residenciais quanto comerciais."
Outros lançamentos
Além do Parque Ecoville, a Agre prevê o lançamento de outros dois condomínios residenciais em Curitiba em 2010. Um deles, no Pinheirinho, nas imediações da Linha Verde, será voltado para a habitação popular com foco no programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal. O outro será no Portão e terá foco no médio-alto padrão.
Além dos três lançamentos no Paraná, haverá um em Porto Alegre em 2010. A incorporadora tem outras duas obras em andamento na região sul: uma em Caxias do Sul e outra em Florianópolis. O escritório em Curitiba concentrará as demandas dos três estados. Segundo Safatle, a unidade estará aberta para atender os clientes que precisarem sanar dúvidas referentes a contratos e sobre o andamento das obras, por exemplo. "O mercado do Sul é um dos mais importantes para a Agre. O Valor Geral de Vendas (VGV) de todos os empreendimentos é de R$ 829 milhões e a previsão de investimento nos novos projetos é de R$ 156 milhões", informa o executivo.