Cuidados
A manutenção e a limpeza adequada ajudam a manter os espelhos livres de manchas. Confira:
> Não limpe os espelhos da mesma forma que vidros e azulejos e nunca use produtos ácidos ou alcalinos. A maior parte desses produtos pode danificar a superfície, as bordas e até a tinta protetora do espelho.
> Evite substâncias como o amoníaco, cloro ou água sanitária, que causam danos ao material.
> Não utilize materiais abrasivos, como lixa, palha de aço ou esponjas ásperas.
> Inicie a limpeza com um espanador para retirar a poeira da superfície e, em seguida, passe um pano macio e limpo, umedecido em água morna ou em álcool.
> Aplique sempre o produto no pano e o pano no espelho. Nunca borrife líquidos diretamente em sua superfície.
> Depois de limpar, passe outro pano macio e seco para retirar possíveis manchas de secagem.
> Tenha sempre o cuidado de secar as bordas e certifique-se de que não ficaram resíduos de limpeza, principalmente nos espelhos com bordas justapostas. Para a secagem total, utilize jato de ar frio proveniente de um ventilador ou secador de cabelos.
> Ao lavar as paredes, nunca jogue água ou produtos de limpeza que possam escorrer por trás do espelho ou mesmo em suas bordas.
Fonte: Espelho Guardian - Departamento de Marketing
Mais do que refletir, os espelhos têm sido usados também para iluminar e principalmente dar uma sensação de amplitude aos mais diferentes ambientes de uma residência. A escolha dos tipos e formatos e a composição dos espaços depende da decoração que já existe no local e do que cada pessoa deseja com a aplicação desses objetos.
Antigamente o uso do espelho era mais comum nos banheiros, mas pode fazer parte da decoração em várias peças da casa e de várias maneiras. "É um recurso muito utilizado para a ampliação do espaço. Pode estar em qualquer lugar", sugere a designer de interiores Fabianne Brandalise. Ela indica, por exemplo, o uso dos espelhos em corredores, para dar amplitude, e como revestimento de móveis. "Fica muito bom nas portas de armários nos quartos. Serve para ampliar o espaço e também como um lugar para a pessoa se olhar. Além de decorativo, é funcional", explica.
Revestir móveis antigos com espelhos pode ser uma boa solução para dar uma renovada nesses objetos. Já para um lugar com várias paredes que precisam ser decoradas, a sugestão de Fabianne é a colocação de espelhos em vez de quadros. Os espelhos também podem ser úteis para a divisão de ambientes. "Uma vez revesti de espelhos uma coluna que tinha no meio de um living. A coluna praticamente desapareceu e ficou bem bonito." Outra dica de Fabianne é usar os espelhos em uma porta de correr, dividindo os espaços entre uma sala e um quarto de dormir.
As molduras, que ajudam na composição decorativa dos espelhos, vão desde as clássicas, em dourado ou prateado, até as modernas, que podem ter revestimento em couro ou mesmo serem formadas a partir do próprio espelho. Já os tipos de espelhos vão desde os tradicionais, chamados de lisos, até os que passam por tratamentos. Entre as tendências, Rossana Compiani, da Design Vidros, em Curitiba, destaca o bisotê, um trabalho nas bordas para emoldurar o espelho, e o aplique em fusing, um vidro feito no forno artesanalmente e personalizado para cada cliente. Miriane Bosa, da vidraçaria Irmãos Bosa, diz que os espelhos com bisotê ainda estão em alta e os com molduras tradicionais não têm tido muita procura.
Outro tipo de tratamento que também pode ser feito no espelho é o jateamento personalizado, que permite efeitos de imagens e outros detalhes. Já o formato vai depender do gosto de cada um e do que se busca para a decoração. Pode ser retangular, quadrado, circular, meia-lua e até mais de um espelho no mesmo ambiente ou na mesma parede. Miriane indica a composição pela união dos bisotês ou então separados por pequenos espaços. Segundo ela, a escolha pelo modelo ainda é o que gera mais dúvida entre os clientes. "Algumas pessoas não têm ideia de qual formato fica melhor, então temos profissionais que auxiliam nessa escolha. Outras olham modelos em revistas de decoração e trazem aqui para fazermos no mesmo estilo e formato."
A designer de interiores Luciana Baggio, que utiliza os espelhos com bastante frequência em seus projetos, prefere não seguir somente as tendências. "O ideal é utilizá-lo sempre em pontos estratégicos da decoração. Não dá para fazer só o que está na moda, porque quando você coloca um espelho na parede, não vai ficar mudando a todo momento. Por isso é preciso cuidado ao escolher os tipos e formatos." Quando a finalidade é iluminar o espaço, Luciana aconselha o uso de uma luz difusa próxima ao espelho, que irá auxiliar nessa composição.
Apesar da versatilidade no uso dos espelhos, Fabianne Brandalise recomenda alguns cuidados. Ela não costuma indicá-lo, por exemplo, para o box do banheiro. "Em contato com a umidade o espelho pode sofrer corrosão e enferrujar. Já na pia, em outras paredes e nos armários não tem problema."
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano