Se você é um daqueles que fechou a casa de praia logo depois do Carnaval e só lembrou dela agora, a alguns meses do início das férias, prepare-se: há muita coisa para arrumar. Portanto, mãos à obra!

CARREGANDO :)

Um dos setores que mais tem trabalho no fim de ano é o de paisagismo. Gilberto Matter, engenheiro florestal especializado em paisagismo revela que é necessário ter muita paciência quando encontrar o jardim em um completo matagal. No entanto, depois de alguns cuidados como tratar eventuais plantas doentes e adubação, o mato dará lugar a um gramado verdinho e a flores vistosas.

Outro profissional bastante solicitado é o que organiza armários e guarda-roupas. Danuza Schaedler e Suzana Schaedler, da Personal Home, afirmam que é importante saber selecionar peças e utensílios que ainda podem ser usados na temporada. "As colheres de pau do ano passado, por exemplo, devem ir para o lixo. Elas acumulam bolor e podem ser prejudiciais à saúde. Até mesmo no dia-a-dia, elas devem ser lavadas e secas imediatamente", diz Danuza.

Publicidade

O veranista também deve tomar algumas medidas para garantir o conforto neste verão. Um dos principais cuidados é com a piscina. A arquiteta e engenheira civil Clarisse Petroski Dorigo, diz que ela precisa de manutenção periódica, no mínimo uma vez por mês, já que a água é o ambiente ideal para a proliferação de microorganismos nocivos à saúde.

Esvaziá-la não é recomendado, uma vez que ao redor dela há terra e, vazia, pode forçar a estrutura da piscina. "É a água que garante este equilíbrio", explica Clarisse.

Outro item que merece atenção são as janelas em madeira. Ela diz que todo o ano elas devem ser lixadas e receber uma camada de verniz, principalmente onde bate sol. "As de PVC são as melhores para enfrentar a maresia, mas o preço ainda é um pouco elevado."