Para os mais precavidos – e abastados – o ramo da blindagem residencial também oferece produtos diferenciados. Um deles é a transformação de um dos cômodos de uma residência em uma fortaleza com toda a estrutura necessária para que, em casos de invasão, os moradores possam se refugiar e chamar a polícia, como mostrou o filme "O Quarto do Pânico".

CARREGANDO :)

Do vocabulário militar veio o apelido: bunker. De acordo com Carlos Monte Serrat Barbosa, da Markom Blindagem, um bunker pede um sistema de telefonia, internet e ventilação à parte, independente do sistema comum da casa. As portas, paredes e janelas devem ser protegidas com concreto, que deve ser mais espesso, ou aço, além do vidro especial, se necessário.

"Caso o ambiente já esteja construído, é mais recomendável lacrar as paredes internamente com aço. O acabamento deixa a proteção visualmente imperceptível", explica Barbosa.

Publicidade

Segundo ele, o custo varia de acordo com o tamanho e a estrutura pretendida. O mínimo investido nesse tipo de proteção é de R$ 50 mil, mas pode custar mais de R$ 1 milhão.