| Foto: Sossella
CARREGANDO :)

Bolinhas decoradas, bordadas ou espelhadas, luzes, estrelas e outros enfeites. Opções à venda nos supermercados e lojas especializadas de Curitiba não faltam para decorar o pinheirinho de Natal. Mas, para acertar no resultado, o ideal é seguir alguns segredos de decoração. O especialista em interiores Lupercio Manoel e Souza aposta nas cores tradicionais como vermelho e dourado.

"O dourado além de tradicional nesta época é também a cor da moda e está sendo muito utilizado em sapatos e bolsas ," diz o decorador. Segundo ele, a questão mais importante na hora de escolher o lugar da árvore em casa é o tamanho do conjunto todo. "Se você dispõe de um espaço grande pode investir em uma árvore maior, já ambientes menores devem comportar itens pequenos para que a árvore não fique sufocada entre sofás ou mesas", diz ele.

Publicidade

Com as cores e os enfeites escolhidos é hora de montar tudo e, ao contrário do que muita gente pensa, o processo tem uma ordem: as luzes primeiro, os enfeites depois. De acordo com Souza a época é propícia para o exagero. "Não tem limite para a quantidade de enfeites, o importante é combinar as cores. Em uma árvore de dois metros é possível usar até cem adornos", diz o profissional.

A empresária do ramo de festas, Lisiane Bidinot segue o mesmo conceito do decorador. "O pinheiro deve ter vários enfeites para ficar luxuoso. O importante é escolher qual o estilo que você quer seguir, seja infantil, clássico, tradicional ou fashion. Outra opção ainda são os pinheiros adornados com doces que estão em alta para alegrar as crianças", destaca a especialista. Ela também conta uma curiosidade "o mesmo pinheiro deve ser montado por sete anos, dizem que traz sorte".

Logo em seguida dos enfeites, vêm as cordas decorativas. Para quem está cansado das bolinhas de Natal pode apostar em fadas, duendes e borboletas. "Os itens de decoração desse ano estão voltados para todos os objetos que voam", define a proprietária da loja Crist’mas no Shopping Curitiba, Cristina Neiva de Lima Vieira.

Para quem não quer gastar muito mas também não pretende deixar que a data passe em branco pode buscar modelos de árvores em conta. Em pesquisa realizada no Supermercado Wal Mart (no último dia 19), um pinheirinho com 90 centímetros de altura e 95 galhos podia ser adquirido por R$10. Já uma árvore do mesmo tamanho como a decorada por Souza (na foto acima), com 2 metros de altura, pode ser encontrada por R$ 100. Uma outra opção é a árvore em PVC com base de plástico da marca Puleo Tree que está a venda no Wal Mart. Mas se você não está disposto a gastar dinheiro com a aquisição de um novo pinheirinho pode também adornar outras plantas. "Plantas exóticas ou até mesmo uma samambaia podem se transformar em uma árvore de Natal", sugere Souza.